ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Guarda vai apurar conduta de agentes envolvidos em prisão de advogada

Adriano Fernandes e Helio de Freitas | 08/03/2021 22:17
Momento em que advogada é abordada por guarda. (Foto: Reprodução/Vídeo) 
Momento em que advogada é abordada por guarda. (Foto: Reprodução/Vídeo)

A prefeitura de Dourados informou que vai abrir "procedimentos administrativos" para apurar a conduta dos guardas envolvidos na abordagem que resultou na prisão da advogada Thalita Peixoto, de 29 anos, no domingo (07). Thalita e alguns amigos estavam em uma residência onde havia som alto, situação que foi denunciada por moradores.

Conforme o município esta teria sido a segunda vez que o mesmo imóvel foi visitado pela Guarda Municipal, e pelo mesmo motivo: "aglomeração de pessoas, com som em alto volume perturbando o sossego da vizinhança, além de veículos estacionados na calçada", diz nota da prefeitura.

A advogada e os amigos foram abordados em frente a garagem da casa, enquanto ouviam música com a porta de um carro aberto. No endereço, havia cerca de oito pessoas. Conforme informado pelos guardas no Boletim de Ocorrência, durante a abordagem houve desacato e obstrução contra as autoridades locais por parte dos envolvidos, "além nas diversas tentativas de desqualificação dos profissionais da segurança pública de Dourados", informa o município.

"Diante dos fatos, por força da Lei, foi dada voz de prisão aos envolvidos, que insistiam, segundo a guarnição, em obstruir o trabalho da GMD e continuaram na ação de desacato. Mediante abertura de procedimentos administrativos específicos a conduta de todos os agentes públicos será objeto de apuração", diz a nota. .

O Comando da Guarda Municipal ainda informou que está acompanhando atentamente o caso e vai apurar os fatos. O município também ressaltou que a Guarda Municipal "é uma das principais instituições de fiscalização dos decretos contra o avanço da Covid no município de Dourados e tem cumprido com muito êxito missões diárias", conclui.

O caso - Parte da confusão foi gravada e compartilhada nas redes sociais. As imagens mostram o guarda pegando no braço da advogada e ela pedindo para que ele não encostasse nela. Durante a abordagem, Thalita ainda pede para que o agente chame uma guarda mulher.

A gravação tem apenas 30 segundos, não mostra a advogada entrando na viatura, mas ela afirma que não resistiu ao receber a ordem de entrar no veículo, apesar do vídeo mostrar ela argumentando contra a medida. Em seguida, a viatura saiu do local e foi ao encontro de outra guarnição onde tinha uma agente mulher, para fazer a revista pessoal da advogada. “Me tiraram do camburão com todas as pessoas vendo, me colocaram para a guarda fazer a revista na frente de todos”, se queixou a mulher ao Campo Grande News.

A situação chegou até a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul), que nesta manhã (8), emitiu uma nota de repúdio contra a ação dos guardas e também pediu o afastamento imediato dos agentes por abuso de poder.



Nos siga no Google Notícias