ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Hospital da UFGD faz primeira captação de órgãos do ano para transplante

Francisco Júnior | 28/03/2014 09:21
Equipe médica durante procedimento cirúrgico para captação de órgãos em hospital da UFGD. (Foto: Divulgação)
Equipe médica durante procedimento cirúrgico para captação de órgãos em hospital da UFGD. (Foto: Divulgação)

O Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), filial Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), realizou na tarde de ontem (27) a primeira captação de órgãos do ano, sendo a sexta no período de quatro anos, conforme dados do DIDOHTT (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante),

A captação foi feita após autorização da família em um paciente de 32 anos, que teve a morte encefálica diagnosticada na terça-feira (25). Foram doados os rins e o fígado. O diagnóstico de morte encefálica, abordagem da família e os protocolos para captação e doação foram feitos pela equipe do Hospital Universitário; já o procedimento para retirada dos órgãos foi feita por uma equipe de Brasília.

A equipe responsável pela captação – formada por dois médicos e um enfermeiro – chegou ao HU/UFGD por volta das 13h e a cirurgia para retirada dos órgãos iniciou em seguida. Em quatro horas de cirurgia, rins e fígado foram retirados e encaminhados imediatamente para Brasília, onde seriam implantados nos pacientes receptores dentro de poucas horas. Após a cirurgia, o corpo do doador foi liberado à família para o funeral.

“O trabalho é árduo, mas garantir a satisfação de quem está na fila de espera por um transplante de órgãos não tem preço. Vale cada minuto de trabalho exaustivo dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva”, avalia o médico diarista da UTI adulto do HU/UFGD, Ervin Eberhart Neto.

De acordo com ele, o processo para diagnóstico de morte encefálica para a captação de órgãos exige o cumprimento de uma série de protocolos bastante criteriosos, para os quais a equipe do HU/UFGD está bastante preparada. “A UTI adulto do HU é formada por uma equipe multidisciplinar, que precisa agir em grupo e de forma afinada para que a captação possa ser feita”, destaca o especialista.

Ele explica que a doação só pode ocorrer com autorização da família, após a realização de exames neurológicos que identifiquem a ausência de atividade cerebral – a chamada morte encefálica. Além disso, é necessário que o paciente não tenha doenças infecto-contagiosas, infecções ou alterações estruturais decorrentes de traumas ou acidentes, por exemplo.

Nos siga no Google Notícias