Hospital tem apenas uma UTI Móvel para transferir pacientes graves

O Hospital Municipal Elmíria Silvério Barbosa, em Sidrolândia, a 60 quilômetros de Campo Grande, está com apenas uma UTI Móvel para transporte de pacientes em estado grave, para hospitais da Capital.
Uma outra ambulância, também para urgências e emergências, fabricada em 2012, está parada e aguarda conserto, após defeito na bomba de combustível.
De acordo com o Site Região News, a estrutura de urgência e emergência da cidade fica fragilizada, e pode resultar em casos como o acontecido na última quarta-feira, quando três pessoas ficaram feridas em um acidente na MS-162, e uma das vítimas, Delvair Silva de Oliveira, foi transferido para a Santa Casa, em Campo Grande, após cinco horas de espera pela ambulância.
Em função da demora e da gravidade dos ferimentos, Delvair teve de amputar uma das pernas.
Outras unidades de menor porte, não podem utilizadas pois necessitam de acompanhamento de um médico e um auxiliar de enfermagem.
O problema se acentua em casos de acidentes com mais de uma vítima grave, situação que tem se tornado frequente, afinal, a cidade é rota de passagem para duas rodovias (BR-060 e MS-162).
O presidente do Hospital, Jair Nascimento, em reunião com o prefeito municipal Ari Basso, solicitou a compra de uma nova ambulância.