Impressionante: vídeo mostra vendaval que deixou rastro de destruíção em cidade
Temporal em Itaporã destelhou barracão de empresa e derrubou várias árvores de grande porte
Itaporã, cidade que fica a 227 quilômetros de Campo Grande, foi mais um município em Mato Grosso do Sul por onde um temporal deixou um rastro de destruição, na tarde desta quarta-feira (14).
Vídeo a que o Campo Grande News teve acesso mostra a violência dos ventos que atingiram não só a área urbana, mas também a zona rural do município. No distrito de Carumbé o barracão de uma empresa de armazenamento de grãos foi arrancado pelo vento. Na gravação é possível ver o desespero dos funcionários que estavam no local, no momento do vendaval.
O vídeo foi divulgado pelo site Ponta Porã News. Muitos bairros da cidade já estavam sem energia, desde ontem (13) após outra chuva forte que atingiu a região. Até esta manhã o Bairro São José, próximo ao estádio Chavinha estava sem energia desde às 16h de ontem.
Já no bairro Jardim Vitória o problema iniciou um pouco antes, por volta das 15h40 de terça-feira. Ao portal Itaporã News, uma moradora relatou que os fios se romperam após pegarem fogo e desde então estavam pendurados sobre a rua.
O mesmo problema se repetiu na Chácara Nossos Velhos, que fica próxima a cidade. Por lá, um poste caiu durante o temporal, juntamente com o transformador, deixando diversos cabos no chão. No Centro de Itaporã, várias árvores de grande porte também foram derrubadas sobre residências e nas calçadas das vias d a cidade.
Até a manhã desta quarta-feira (14) já havia chovid 62,0 milímetros em Itaporã. O vídeo também mostra uma área em uma fazenda de Laguna Carapã onde recentemente foi plantado soja e que foi tomada por pedras de gelo.
O acumulado de chuva nesta quarta-feira no município era de 34,8 milímetros, mas desde ontem (13) a cidade sofre com os temporais. O vendaval desta última terça-feira (13) na cidade chegou a 79 km/h e teve 27,8 milímetros, segundo o meteorologista Natálio Abrahão, da Universidade Uniderp.
Ainda hoje em Mundo Novo, um vendaval também destelhou casas, derrubou árvores e até uma antena com 90 metros de altura no final da tarde desta quarta-feira (14).
Alerta
Itaporã e Laguna Carapã são duas das 47 cidades de Mato Grosso do Sul que estão sob alerta de tempestade do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Até às 11h desta quinta-feira (15) há possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, ainda conforme o Instituto.