Incêndio que começou no sábado já atingiu 5 fazendas em município
Trinta oficiais dos bombeiros e Força Nacional trabalham no combate às chamas, desde domingo (04)
Incêndios que persistem há pelo menos 5 dias devastam uma extensa área de vegetação em fazendas da zona rural de Camapuã, município que fica a 133 quilômetros de Campo Grande. Desde domingo (04) cerca de 30 oficias do Corpo de Bombeiros e da Força Nacional estão na região e ainda não tem previsão de retorno para a Capital.
Conforme apurado pela reportagem o fogo já atingiu as fazendas Moriah, Entre Rios, Apa, Água Azul e Serena. Dois homens precisaram ser hospitalizados por conta de ferimentos causados no combate às chamas. De acordo com os moradores o fogo começou no sábado (03) na região do município vizinho de São Gabriel do Oeste.
Desde então o fogo se alastra de fazenda em fazenda, assustando moradores e deixando para trás um rastro de destruição. A cada propriedade por onde passa o fogo causa correria de trabalhadores rurais que saem as pressas tocando a cabeças de gado de um pasto para outro. Vídeo a que o Campo Grande News teve acesso, mostra grande quantidade de animais fugindo do incêndio ocorrido na última terça-feira (06)em uma fazenda na região do Areado, que fica a cerca de 25 quilômetros do perímetro urbano.
Os trabalhadores tiveram que cortar a cerca de arame da fazenda e até um trator foi usado para tocar o gado. Voluntários também ajudam no manejo do gado conforme o fogo vai se alastrando. São muitos os pedidos de socorro feitos pelos moradores através do Facebook.
“Fomos abrindo a cerca e tocando o gado até próximo de um rio para diminuir o risco deles serem atingidos. O fogo já passou por várias fazendas. É uma situação muito feia, dá medo”, relata o empresário Luciano Fernandes, que participou de um dos manejos.
O receio dos moradores é que o fogo chegue até o município. “Estou falando com os moradores de lá diariamente. Hoje o fogo piorou e corre o risco de vir para cá”, completa.
Força-tarefa – De acordo com o Corpo de Bombeiros, nove viaturas e uma aeronave air tractor foram empenhados para o combate as chamas. Os incêndios se estendem por um perímetro de pelo menos 30 quilômetros a partir do perímetro urbano de Camapuã.
“A Força Nacional está lá auxiliando nos combates desde ontem (07), são vários focos de incêndios”, comentou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Fernando Carminatti.
Carminatti sobrevoou a região nesta última quarta-feira (07), mas ainda não foi possível calcular quantos hectares já foram devastadas. A medição é feita via satélite.