ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Inscrição para vestibular 2017 da UFGD começa na segunda, dia 8

Prazo para se inscrever no vestibular de universidade pública do interior vai até dia 7 de outubro; provas serão em novembro

Helio de Freitas, de Dourados | 03/08/2016 08:03
UFGD vai abrir 962 vagas para acesso universal e cotas sociais (Foto: Divulgação)
UFGD vai abrir 962 vagas para acesso universal e cotas sociais (Foto: Divulgação)

Começa segunda-feira (8) e vai até o dia 7 de outubro o prazo de inscrição no Processo Seletivo Vestibular 2017 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). As provas estão marcadas para o dia 20 de novembro.

De acordo com a assessoria da universidade, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, na página do Centro de Seleção, com taxa de R$ 80. O prazo para pedir isenção na taxa vai até o dia 26 de agosto.

Têm direito à isenção os candidatos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Candidatos com deficiência auditiva, física, mental ou visual podem solicitar atendimento diferenciado até 7 de outubro.

Vagas – Nesse vestibular, a UFGD vai disponibilizar 962 vagas em 33 cursos de graduação com acesso universal e reserva de vagas, também conhecida como cotas sociais. A lei 12.711/12 determina que 50% das vagas sejam reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Desses 50%, metade é destinada a candidatos de famílias com renda igual ou inferior a um 1,5 salário mínimo per capita. Já as vagas reservadas serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Segundo a UFGD, se não houver candidatos aprovados com o perfil de cada grupo de reservas, as vagas remanescentes serão ocupadas por candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Já o candidato que não optar, no ato da inscrição, por participar do sistema de reserva, mesmo atendendo às exigências, concorrerá apenas pelo sistema universal.

Obras – A lista de obras que serão cobradas no Vestibular 2017 contém 12 livros, sete filmes, três contos, dois poemas e uma peça teatral. As obras foram divulgadas previamente em abril deste ano, para ajudar na preparação do candidato e facilitar o planejamento e abordagem que os professores usam em sala de aula.

Entre os títulos, há obras regionais, como “Margem de Papel” (Emmanuel Marinho); nacionais como “O Menino e o Mundo”, filme indicado ao Oscar 2016; “Em Nome da Lei”, longa filmado em Dourados, e clássicos como “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Marquez. A lista completa pode ser acessada no link http://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_obras_psv_2017_2018_2019.pdf.

A UFGD orienta o candidato a ler atentamente o edital do processo seletivo, que traz informações importantes como prazos, número de vagas por curso e documentos exigidos.

Nos siga no Google Notícias