ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Justiça cassa prefeita de Fátima do Sul pela segunda vez por compra de voto

Paulo Nonato de Souza | 24/04/2017 16:33
A prefeita Ilda Machado e o seu vice-prefeito Altair Vieira de Albuquerque foram cassados por decisão da juiza eleitoral Rosângela Alves de Lima Fávero (Foto: Divulgação)
A prefeita Ilda Machado e o seu vice-prefeito Altair Vieira de Albuquerque foram cassados por decisão da juiza eleitoral Rosângela Alves de Lima Fávero (Foto: Divulgação)

Por compra de votos, a juíza eleitoral Rosângela Alves de Lima Fávero anunciou nesta segunda-feira, 25, a cassação dos diplomas da prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado, e do seu vice-prefeito, Altair Vieira de Albuquerque, ambos do PR.

Assinada pela juiza eleitoral na última terça-feira, 19, a setença em primeira instância só entrou hoje no sistema do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) e deve ser publicada na quarta-feira, 26, no Diário Oficial da Justiça Eleitoral, quando começa a contar o prazo de três dias para recurso.

Com o número 456-37.2016.6.12.0004, a cassação da prefeita e do vice-prefeito prevê efeito automático de inelegibilidade de oito anos subsequentes à eleição de 2 de outubro de 2016, além da nulidade dos votos e multa de 10 mil UFIR’s.

Esta é a segunda vez que a prefeita Ilda Salgado Machado é cassada por decisão da magistrada da 4ª zona eleitoral de Fátima do Sul em menos de um ano. A primeira foi em novembro de 2016, menos de um mês depois de ela ter vencido a eleição com 51.67% (6.882 votos), contra 48.33% (6.438 votos) do candidato derrotado, Junior Vasconcelos, do PSDB.

Como na vez anterior, a juiza eleitoral Rosângela Alves de Lima Fávero considerou como prova um vídeo onde aparece a então candidata Ilda Machado entregando R$ 700 a um eleitor em troca do voto dele e de membros da família.

“Foi apurado que Ilda entregou certa quantia em dinheiro ao eleitor Ederson Ferreira Gonçalves visando obter-lhe seu voto e de seus familiares”, diz a setença da juiza.

Ainda de acordo com a setença, foram localizados bilhetes e anotações na residência de um cabo eleitoral da prefeita, chamado Juliano Leite de Carvalho em que um eleitor de nome Gleisson Passos de Miranda pede dinheiro em troca de voto, e ouvido pela Promotoria de Justiça ele confirmou ter pego medicamentos das mãos de Aline Pereira da Silva, companheira de Juliano.

Casada com o ex-deputado estadual e presidente regional do PR, Londres Machado, Ilda Machada é mãe da deputada estadual Grazielle Machado (PR), e está no seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Fátima do Sul.

Nos siga no Google Notícias