ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Justiça Federal Itinerante abre atendimento em Corumbá no dia 16

Os primeiros beneficiados no projeto serão os moradores de assentamentos

Aline dos Santos | 02/11/2021 10:38
Juiz Ricardo e o professor Aurélio em frente ao caminhão da Justiça Federal (Foto: Letícia Ribeiro/UFMS)
Juiz Ricardo e o professor Aurélio em frente ao caminhão da Justiça Federal (Foto: Letícia Ribeiro/UFMS)

A Justiça Federal Itinerante vai a Corumbá, no Pantanal, entre os dias 16 e 20 de novembro. O projeto terá parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Os primeiros atendidos pela ação serão os moradores dos assentamentos Taquaral 1 e 2 e Tamarineiro 1 e 2, na escola municipal rural Monte Azul.

A UFMS contribuirá com o projeto por meio dos estudantes da Fadir (Faculdade de Direito). Os universitários irão atuar diretamente com os moradores dos assentamentos no cadastro, triagem e coleta de informações.

Após seis meses, a Justiça Federal Itinerante retornará ao local com as respostas, direcionamentos e soluções de cada caso iniciado na primeira visita.

“A ideia foi estabelecer, por meio desse caminhão que está todo adaptado, nosso atendimento junto às comunidades mais carentes, mais necessitadas e que não conseguem, por circunstâncias locais ou por deficiências materiais e econômicas, ter o acesso que é devido da Justiça, e aí nós estabelecemos toda essa estrutura para que a Justiça Federal compareça a locais determinados e realize esses atendimentos, sejam no que tocam os benefícios previdenciários ou benefícios assistenciais”, afirma o diretor do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, juiz Ricardo Damasceno de Almeida.

Segundo o professor Aurélio Brilte, a participação dos acadêmicos é importante por aliar ensino, pesquisa e extensão. “Nós vemos isso como uma grande oportunidade de trazer aos alunos as realidades, as mazelas sociais, o conhecimento além dos livros e fazer com que eles vejam o Direito não só na teoria, mas também na prática”, afirma.

Nos siga no Google Notícias