ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Justiça libera eleição na Câmara mesmo com vereadores presos

Decisão de José Domingues Filho barra tentativa de substituição dos candidatos a presidente e a 2º secretário, presos há 6 dias

Helio de Freitas, de Dourados | 11/12/2018 16:17
Base aliada da prefeita Délia Razuk foi derrotada em 1ª instância e eleição está mantida (Foto: Divulgação)
Base aliada da prefeita Délia Razuk foi derrotada em 1ª instância e eleição está mantida (Foto: Divulgação)

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, terá de ser feita com as duas chapas inscritas até às 14h do dia 5 deste mês, 48 horas antes da data do pleito, como determina o Regimento Interno da Casa. Dois integrantes de uma delas estão presos.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (11) pelo juiz da 6ª Vara Cível, José Domingues Filho, que extinguiu a ação impetrada pelo grupo dos nove vereadores da base aliada da prefeita Délia Razuk (PR) no Legislativo.

Domingues Filho também revogou a liminar concedida no fim de semana pelo juiz plantonista, Zaloar Murat Martins de Souza, que mandava o plenário da Câmara decidir sobre a substituição dos dois integrantes da chapa “Legislativo Forte” – Pedro Pepa (DEM), candidato a presidente, e Pastor Cirilo Ramão (MDB), candidato a segundo secretário.

Assim com o vereador Idenor Machado (PSDB), Pepa e Cirilo estão presos há seis dias, acusados de corrupção envolvendo empresas prestadoras de serviço para o Legislativo.

Regimento deve prevalecer – Na sentença, o juiz reconhece a soberania do Regimento Interno da Câmara para regular a eleição e diz que a regra não prevê substituição de nomes depois de vencido o prazo regimental.

“O simples fato de inexistir previsibilidade na norma regulatória proíbe a possibilidade dessa substituição. Mesmo porque na administração pública só é permitido fazer o que a lei autoriza”, afirmou.

Com a decisão de hoje, cai por terra a estratégia do “Grupo dos 9” de trocar Pepa por Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PR), e Cirilo por Jânio Miguel (PR).

A atual Mesa Diretora agora poderá dar sequência ao processo e fazer a disputa entre a chapa dos vereadores presos e a chapa que tem o vereador Alan Guedes (DEM) como candidato a presidente. O “Grupo dos 8”, do qual Alan faz parte, é de oposição à prefeita Délia Razuk.

Cheque-mate – A decisão judicial desta terça-feira deixa em uma “sinuca de bico” os vereadores da base aliada da prefeita que se uniram para tentar tomar o controle da Câmara.

Sem a substituição de nomes, o grupo terá de votar numa chapa encabeçada por um vereador recolhido na penitenciária estadual por força de mandado de prisão preventiva (sem prazo determinado) e com sério risco de ser afastado pela Justiça.

Desde sexta-feira (7), o grupo faz manobra para impedir a eleição com Pedro Pepa e Pastor Cirilo na disputa. Os nove vereadores faltaram a duas sessões extraordinárias e a eleição foi adiada por falta de quórum.

Na segunda-feira cedo, abandonaram o plenário em protesto contra a presidente da Câmara, Daniela Hall (PSD), que não colocou em discussão uma “questão de ordem” sobre eventual nulidade do processo eleitoral.

Já na sessão ordinária de ontem à noite foi a vez do Grupo dos 8 usar de manobra para impedir a votação em plenário do requerimento sobre a nulidade da eleição.

Através a assessoria de imprensa, a presidência da Câmara informou que ainda não definiu a data da sessão extraordinária para a eleição da Mesa Diretora.

Nos siga no Google Notícias