ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Líder do prefeito diz que nova concessão impede privatização da Sanesul

Renovação da concessão de água e esgoto por mais 30 anos foi aprovada pelos vereadores de Dourados ontem à noite

Helio de Freitas, de Dourados | 07/06/2016 11:54
Sessão da Câmara de Dourados, ontem à noite (Foto: Thiago Morais/Divulgação)
Sessão da Câmara de Dourados, ontem à noite (Foto: Thiago Morais/Divulgação)

Aprovado por 15 votos a 3 na sessão de ontem à noite, o projeto de lei encaminhado pelo Executivo autorizando a renovação com a Sanesul da concessão de água e esgoto do município de Dourados por mais 30 anos, é uma alternativa para evitar a privatização da estatal, segundo o líder do Executivo na Câmara de Vereadores, Madson Valente (DEM).

A matéria provocou polêmica na sessão, já que três vereadores tentaram adiar a votação por cinco sessões, para um debate mais amplo com a população.

O projeto estabelece com o governo do Estado a “gestão associada para a prestação, organização, planejamento, regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico, integrados pelas infraestruturas, instalações operacionais e serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, no município” e será votado mais uma vez antes de entrar em vigor.

Na mensagem aos vereadores, o Executivo justificou que a aprovação do projeto “é primordial” para garantir o desenvolvimento de serviços, ações, infraestrutura e instalações operacionais, compreendendo o abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Ainda conforme o projeto, a gestão associada atende a lei federal 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, e a lei municipal 3.266/2009, que trata da política municipal e o sistema municipal de saneamento básico.

De acordo com Madson Valente, líder do prefeito Murilo Zauith (PSB) na Câmara, a legislação federal determina revisão, até 2017, das leis que tratam das concessões e planos de saneamento.

“Trata-se de uma adequação à lei federal, até para que seja facilitada a captação de recursos para novos investimentos em saneamento”, argumentou Valente. Segundo ele, todos os municípios têm que se adequar à norma nacional. Além disso, afirmou que a aprovação do projeto não significa que a concessão tenha de ser estendida por 30 anos. “Pode ser 10, 15, de acordo com a conveniência da municipalidade”.

Sem privatização – Outro ponto citado por Madson Valente é o parágrafo único do artigo 2º, que prevê extinção automática do contrato caso ocorra, por parte do governo, a tentativa de privatização da Sanesul, voltando para o município a gestão dos serviços de saneamento.

Segundo ele, o importante é que por 30 anos fica garantida a preservação do patrimônio público no município. Além disso, observou que em contrapartida à adequação, existe é garantida de redução em até 70% das tarifas de água nas repartições públicas do município. “Isso representará uma economia de até R$ 100 mil nas contas públicas”.

Outro benefício citado pelo líder do prefeito é investimento em recuperação da malha asfáltica em Dourados e nos distritos, já que a renovação da concessão representará compensação, por parte do governo do Estado, de R$ 70 milhões para recapeamento das principais vias da cidade.

O plano de investimento da estatal para Dourados prevê elevação da área de cobertura da rede de captação de esgoto de 65% para 95% até 2019.

Nos siga no Google Notícias