ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Maioria dos turistas é estrangeiro e não visita área urbana de Corumbá

Edivaldo Bitencourt | 14/10/2013 16:39

O Observatório do Turismo, vinculado à Fundação Municipal de Turismo de Corumbá, vai levantar um panorama das atrações turísticas no município, localizado a 419 quilômetros de Campo Grande. Além disso, os pesquisadores vão traçar um perfil e as impressões dos visitantes. As primeiras constatações indicam que a maior parte dos turistas são estrangeiros e só visitam a zona rural.

Albuquerque, Porto Morrinho, Porto da Manga, Passo do Lontra, regiões de forte apelo turístico em Corumbá devido à íntima relação com o pantanal sul-mato-grossense, foram as escolhidas e estão recebendo a visita de cinco técnicos bilíngues que coletam informações de diversas naturezas em pesquisas de campo.

Sob a supervisão do coordenador do Observatório do Turismo do Pantanal de Corumbá, Ronan Xavier Machado, os pesquisadores já detectaram que a maioria dos turistas são estrangeiros. Eles visitam o Pantanal, mas não passam pelo perímetro urbano da Cidade Branca. “Pouquíssimos vem a área urbana e geralmente já estão vindo de outro destino”, comentou Ronan.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, as informações reveladas com o trabalho do Observatório formam uma ferramenta estratégica tanto para o Poder Público como para o empresariado.

“Num contexto de criação e implantação de políticas públicas, de ordenamento e investimento público, ele (turista) vai criando os indicadores para eu ‘atacar’, mas não a partir de um ‘achômetro’, mas de uma forma mais assertiva”, ponderou. “Com os dados, o próprio empresário poderá direcionar investimentos com o foco no público a que pretende atender”, disse.

Nos siga no Google Notícias