ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Mais uma propriedade rural é invadida em Iguatemi

Vinícius Squinelo | 17/10/2013 19:51

Por volta do meio dia desta quinta-feira (17), cerca de 15 indígenas da etnia Guarani-Kaiowá invadiram o Sítio São Marcos, em Iguatemi. Na propriedade, de 155 hectares, são produzidos soja e outros grãos.

Segundo o arrendatário Marcos Roberto Weber, por volta das 13h, funcionários informaram que os indígenas haviam entrado na propriedade e acampado no local. Ao chegar na área, Weber constatou que havia cerca de 15 pessoas, sendo duas crianças, moradores da aldeia Porto Lindo, vizinha à propriedade. Os indígenas portavam armas brancas, como facões. Segundo o produtor, os invasores exigiram a presença da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Nesta sexta-feira (18), a Federação da Agricultura e Pecuária de MS vai se reunir com produtores rurais da região de Iguatemi para tratar das invasões indígenas na região. O encontro ocorre às 10 horas, na sede do Sindicato Rural do município.

Esta é a 71° propriedade rural invadida por indígenas em Mato Grosso do Sul. Apesar do acordo firmado entre indígenas e produtores rurais em junho deste ano com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de cessar as invasões para que uma solução concreta fosse apresentada pelo Governo Federal, 15 novas áreas privadas foram tomadas desde então.

Nos siga no Google Notícias