ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Mais uma vez, polícia do Paraguai solta ex-prefeito de Coronel Sapucaia

Condenado por mandar matar radialista em 2004, Eurico Mariano foi preso ontem em Capitán Bado e solto horas depois

Helio de Freitas, de Dourados | 07/02/2017 11:23
Eurico Mariano está refugiado no Paraguai (Foto: ABC Color)
Eurico Mariano está refugiado no Paraguai (Foto: ABC Color)

O ex-prefeito de Coronel Sapucaia, Eurico Mariano, 64, ficou poucas horas na prisão em Capitán Bado, cidade paraguaia na fronteira com Mato Grosso do Sul, a 400 km de Campo Grande.

Acusado de mandar matar o radialista paraguaio Samuel Ramon, em 2004, Mariano está condenado a 17 anos de prisão no Brasil e voltou a ser preso ontem em Capitán Bado, mas logo em seguida foi colocado em liberdade por ordem da justiça do país vizinho, onde está refugiado.

Foi a segunda vez em 20 dias que Mariano é preso por agentes da Polícia Nacional e colocado em liberdade. A primeira vez foi no dia 19 de janeiro. Naquele mesmo dia, o ex-prefeito apresentou um habeas corpus da justiça do Paraguai e foi colocado em liberdade.

O promotor Hernán Mendoza, em entrevista à rádio ABC Cardinal, de Assunção, disse ontem que em janeiro não manteve o ex-prefeito preso porque Mariano apresentou o habeas corpus expedido por um juiz de Pedro Juan Caballero, garantindo o direito de circular livremente em território paraguaio.

Mendoza disse que o documento foi renovado em 2015, mas só seria válido se o ex-prefeito apresentasse antecedentes penais e judiciais de 2008, 2011 e 2015, o que não foi feito. Mesmo o promotor afirmando que o documento apresentado pelo ex-prefeito era falso, o político foi mais uma vez colocado em liberdade.

Crimes - O radialista Samuel Ramon foi morto em abril de 2004. Ao chegar em casa, no centro de Coronel Sapucaia, foi surpreendido por um homem de moto e atingido por vários disparos de pistola 9 milímetros.

No decorrer do processo, Eurico Mariano chegou a ser preso em razão de um mandado de prisão preventiva referente ao caso em 2005, mas foi solto graças a um habeas corpus do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Prefeito de Coronel de Sapucaia de 2001 a 2004, Eurico Mariano também foi processado por atirar contra José Segundo da Rocha após uma discussão em 2002, perto de um posto de gasolina. Rocha era funcionário do então prefeito e estava reivindicando flexibilização da jornada de trabalho.

Nos siga no Google Notícias