ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Manifestantes bloqueiam cruzamento em ato contra reformas em Dourados

Ricardo Campos Jr. e Hélio de Freitas, de Dourados | 28/04/2017 16:12
Veículos são impedidos de seguir trajeto em Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Veículos são impedidos de seguir trajeto em Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Líderes do protesto estimam adesão de dez mil pessoas; PM fala em cinco mil (Foto: Hélio de Freitas)
Líderes do protesto estimam adesão de dez mil pessoas; PM fala em cinco mil (Foto: Hélio de Freitas)

Grupo formado por professores, bancários, estudantes e trabalhadores de outras categorias bloqueou o cruzamento das avenidas Marcelino Pires com a Hayel Bon Faker na tarde desta sexta-feira (28) em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande. O ato está sendo realizado contra as reformas trabalhista e da previdência.

Agentes de trânsito interditaram uma das pistas da Marcelino Pires para que a manifestação fosse realizada sem atrapalhar o trânsito e um palco foi montado no local indicado.

Contudo, o grupo, com faixas, cartazes e bandeiras, foi além e acabou bloqueando o trânsito, impedindo que os veículos continuassem o trajeto. Segundo os líderes do protesto, há cerca de dez mil pessoas no local. O tenente-coronel da PM (Polícia Militar) Carlos Silva fala em cinco mil.

Enquanto os líderes não sobem ao palanque, grupos entoam gritos de guerra batendo em tambores e latas falando em “greve geral”.

“Historicamente o povo na rua mudou a história do país. Nós estamos nas ruas para garantir que dessa vez nós continuemos a história. Os deputados, de forma autoritária e golpista, estão tentando mudar o curso da história, o curso dos direitos sociais. O povo na rua hoje, no Brasil inteiro, na América Latina, atentos ao que está acontecendo”, disse a presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores na Educação) de Dourados, Gleice Jane Barbosa.

Professores, bancários, estudantes e trabalhadores de outras categorias participaram do protesto (Foto: Helio de Freitas)
Professores, bancários, estudantes e trabalhadores de outras categorias participaram do protesto (Foto: Helio de Freitas)

Caos – Nesta sexta-feira, várias cidades do país, incluindo Campo Grande, amanheceram sem serviços essenciais à população, como transporte coletivo, bancos e escolas. O motivo foi o protesto convocado pelas centrais sindicais para chamar a atenção contra as reformas.

Na Capital, cerca de dez mil participaram da passeata contra a reforma da Previdência ocorrida na manhã desta sexta-feira (28), na região central de Campo Grande, segundo cálculo divulgado pelo Comando-Geral da Polícia Militar.

Segundo o comandante da operação, tenente-coronel Oeliton Figueiredo, também não foram registradas ocorrências durante a passeata, que cruzou e interditou vias importantes do Centro, como a Avenida Afonso Pena e Rua 14 de Julho.

Policiais militares dos batalhões de Motocicleta, de Trânsito e especializados, como Choque, Bope e Cavalaria, além de PMs que atendem a região central participaram da operação e do Comando-Geral atuaram na operação.

Junto deles também atuaram a Guarda Civil Municipal e agentes da Agetran (Agência Municipal de Trânsito e Transportes).

A expectativa inicial das lideranças sindicais que organizaram a passeata era de que pelo menos 30 mil pessoas compareceriam no protesto. Durante a caminhada, os organizadores chegaram a gritar pelo caminhão de som que aproximadamente 60 mil manifestantes acompanhavam a passeata.

Nos siga no Google Notícias