ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Manifestantes cobram posição de vereadores sobre reforma da Previdência

Passeata pelas avenidas Weimar Torres e Marcelino Pires encerra greve geral que não teve adesão total nem entre professores

Helio de Freitas, de Dourados | 14/06/2019 16:27
Manifestantes durante passeata nesta tarde em Dourados (Foto: Gracindo Ramos)
Manifestantes durante passeata nesta tarde em Dourados (Foto: Gracindo Ramos)

Uma passeata encerrou há pouco em Dourados, a 233 km de Campo Grande, o dia de greve geral contra a reforma da Previdência e os cortes na educação. A caminhada começou na Avenida Weimar Gonçalves Torres, em frente à agência do INSS, e seguiu pela Avenida Marcelino Pires até a loja da Havan, onde teve ato com discursos.

O dono da Havan Luciano Hang foi um dos principais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro na campanha eleitoral. Recentemente, em tom irônico, ofereceu emprego ao ex-presidente Lula em uma de suas lojas.

Durante o trajeto, os manifestantes carregando faixas e cartazes contra a proposta de reforma da Previdência e cantando “Vem pra rua, a educação também é sua”, pararam em frente à Câmara de Dourados para cobrar um posição dos vereadores.

“Queremos que vocês se posicionem em relação à reforma da Previdência. Essa reforma é contra os trabalhadores e trabalhadoras de Dourados e contra toda a população. Vai trazer problemas econômicos para a cidade de Dourados e nós precisamos que vocês vereadores do DEM, do PSDB, do PSL e de todos os partidos que compõem a bancada federal se manifestem”, afirmou Gleice Jane Barbosa, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação. O PSL, partido de Bolsonaro, não tem vereador em Dourados.

Na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, a manifestação recebeu apoio de estudantes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que protestaram contra a nomeação da pedagoga Mirlene Damázio como reitora temporária.

Apoiados por professores da universidade e até por trabalhadores do MST, os estudantes ocuparam o prédio da reitoria, onde almoçaram e logo em seguida deixaram o local.

Apesar do apoio dos universitários da UFGD e da Uems, em Dourados a adesão à greve geral foi parcial entre professores municipais e estaduais. Todas as escolas abriram e boa parte dos educadores trabalhou normalmente.

Nos siga no Google Notícias