ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

"Melhor ela viva lá do que ficar aqui e morrer", diz filho de idosa enviada a RO

Iva é uma das 9 pessoas de MS encaminhadas para acompanhamento de covid-19 em leito intensivo em outro Estado

Lucia Morel | 04/06/2021 15:58
Uma das pacientes de Dourados enviadas hoje para UTI em Rondônia. (Foto: Direto das Ruas)
Uma das pacientes de Dourados enviadas hoje para UTI em Rondônia. (Foto: Direto das Ruas)

“É difícil, mas é melhor ela viva lá do que ficar aqui e falecer”. A constatação dolorida é do filho da idosa Iva Gama dos Santos, 79, moradora de Douradina e que foi encaminhada junto a outros sete pacientes com covid-19 para internação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na capital de Rondônia, Porto Velho.

Ela saiu de Dourados rumo a Campo Grande, onde embarcou por volta das 14 horas. O filho dela, Luiz Carlos Gama dos Santos, 56, e que há 25 anos é Guarda Municipal em Dourados, afirma que a situação não é fácil: saber que a mãe está longe recebendo atendimento. “Dá uma agonia, uma angústia”, ressalta.

No entanto, ele acredita que a mãe estará melhor lá que em Dourados, onde estava recebendo oxigênio, mas sem perspectiva de acessar alguma vaga de UTI, que segundo os médicos, é o que ela precisa no momento.

Ele comentou também que questionou sobre a possibilidade de algum familiar ir a Rondônia para acompanhá-la mais de perto, mas a equipe de saúde afirmou ser desnecessário, já que “de lá eles vão passar só os boletins, não pode ter visita, nada”, argumentou.

Dona Iva, conforme Luiz, é muito conhecida em Douradina e recebe visitas em casa, onde mora sozinha, praticamente o dia todo. Desde profissionais de saúde que a acompanham com a colostomia – ela precisou retirar parte do intestino depois de um câncer – a amigos e vizinhos.

Dona Iva, última à direita, em foto com a família. (Foto: Arquivo pessoal)
Dona Iva, última à direita, em foto com a família. (Foto: Arquivo pessoal)

Com isso, ele não sabe dizer como a mãe contraiu covid-19 e lamenta ainda mais porque ela já havia recebido as duas doses da vacina contra a doença, isso a mais de 25 dias. “Os médicos falam que cada organismo reage de um jeito em relação à vacina”, comenta, mas avalia que o imunizante não foi eficaz como deveria.

Apesar de tudo, ele fez questão de agradecer e parabenizar equipes de saúde de Douradina e de Dourados, onde Iva “foi muito bem atendida, apesar de tanta coisa errada na saúde que a gente sabe que tem”.

Para ele, a única opção que a família tinha para que a mãe sobreviva era aceitar encaminhá-la para outro Estado, já que não há opção de leitos intensivos nem em Dourados e região nem no restante de Mato Grosso do Sul. “Que Deus nos abençoe”, encerra.

Nos siga no Google Notícias