ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Mesmo com reajuste do piso na Câmara, magistério faz paralisação dia 15

Sindicato acusa prefeitura de não dialogar com a categoria e de não cumprir acordo sobre servidores administrativos

Helio de Freitas, de Dourados | 10/04/2015 10:54

Professores e servidores administrativos de escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados, a 233 km de Campo Grande, vão fazer uma paralisação de 24 horas no dia 15 deste mês em protesto contra a prefeitura. O anúncio foi feito pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), que acusam o município de não dialogar com as categorias do magistério.

Nesta semana, a prefeitura mandou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei concedendo 13,01% de reajuste do piso nacional dos professores, índice apontado pelo governo federal e que garante aos professores douradenses o salário-base adotado em todo o país. Entretanto, o Simted afirma que o município não abriu diálogo com os servidores e também não estaria cumprindo o acordo firmado no ano passado sobre os administrativos.

“Desde fevereiro a categoria tenta uma agenda com o prefeito de Dourados, sem sucesso. Também já enviou os nomes das pessoas que compõem a Comissão que irá coordenar a PCCR [Plano de Cargos e Carreiras] e continua aguardando uma resposta do Poder Executivo. No entanto, a administração municipal, sem qualquer diálogo com o Simted e com a comissão de negociação, ignorou a categoria e enviou para o Legislativo um projeto de lei de reajuste de 13,01% para cumprir a lei federal do piso nacional para 40 horas, e até o momento não se manifestou sobre o administrativo da Educação”, diz nota divulgada hoje no site do sindicato.

De acordo com a presidente eleita do Simted, Gleice Jane Barbosa, entre os acordos que encerram a greve do ano passado estava a implantação da política do piso nacional para 20 horas do magistério até 2016, 30 horas para o administrativo e retomada das negociações sobre o PCCR do administrativo em fevereiro deste ano. Eleita há cinco meses, até agora Gleice não tomou posse devido a uma batalha na Justiça com os integrantes de uma chapa de oposição impugnada da disputa.

“Além de não dialogar, a prefeitura vetou o artigo que garantia a redução de 40 para 30 horas dos servidores administrativos da educação, desrespeitando a negociação de novembro. Diante da postura autoritária e de intransigência da administração municipal, a categoria se reuniu em assembleia e definiu que irá realizar uma paralisação”, afirma o Simted.

A Secretaria de Educação de Dourados ainda não se manifestou sobre a paralisação do dia 15. Gleice informou que a greve de um dia vai fazer parte da mobilização nacional contra o projeto de terceirização, aprovado nesta semana na Câmara Federal.

Nos siga no Google Notícias