Mortos em desmoronamento tinham 20 e 26 anos
Dois feridos, ambos de 21 anos, foram transferidos em estado grave para a Santa Casa de Campo Grande
O desmoronamento de um forno de carvoaria localizada em Palmeiras, distrito de Dois Irmãos do Buriti, cidade a 116 quilômetros de Campo Grande, matou Mateus Alves Coutinho, de 20 anos, e José Silvano Almeida Silva, de 26. Outras duas pessoas foram transferidas para a Santa Casa em estado grave, respirando com ajuda de aparelhos. O acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira (1º).
Ambos trabalhavam na construção do forno que fica na Fazenda Lageado. A estrutura colapsou e os dois morreram na hora. Pelo menos outras três pessoas também se feriram, sendo socorridas e encaminhadas ao hospital municipal de Dois Irmãos do Buriti.
Com ferimentos mais graves, dois jovens, ambos de 21 anos, foram trazidos para a Santa Casa de Campo Grande em seguida. Eles se queixavam de dores pelo corpo e um deles teve cortes na cabeça. Eles chegaram a receber os primeiros atendimentos no hospital local e em seguida foram encaminhados para a Capital. Outros dois trabalhadores tiveram ferimentos leves e ficaram em observação na unidade hospitalar de Dois Irmãos.
Demais feridos - De acordo com a Santa Casa, uma das vítimas encaminhadas para a Capital tem politrauma, ou seja, várias lesões, e passou por exames de imagem, sendo avaliado pela ortopedia, cirurgia geral e neurologia. Ele segue internado no pronto atendimento, consciente, orientado, em observação para nova avaliação ainda hoje pela manhã. Já o outro paciente, de mesma idade que também deu entrada no hospital de Campo Grande, apresenta politrauma grave. Ele passou por cirurgia nesta manhã e segue internado no centro cirúrgico aguardando vaga no CTI estando sedado, entubado e respirando por ajuda de aparelhos.
Local do acidente - Uma empresa siderúrgica, localizada em Campo Grande, contratou uma prestadora de serviços de Minas Gerais para construção de fornos de carbonização na área da fazenda. Quando os funcionários estavam realizando a limpeza e organização da área interna do forno, a cúpula, ou seja, o teto, desmoronou.
Foi acionada perícia e o caso foi registrado como Morte a Esclarecer e Desabamento ou Desmoronamento na Delegacia de Polícia de Dois Irmãos do Buriti. Logo após a tragédia, cinco militares em duas viaturas foram para o local, assim como o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e investigadores.
Vetorial - Em nota, a Vetorial Siderurgia se manifestou sobre o acidente, afirmando que o forno era construído para produção de carvão vegetal em unidade de produção da empresa, e atingiu cinco trabalhadores ao desmoronar.
"A direção da Vetorial esclarece que a empresa responsável pela construção dos fornos, a Econorte, é reconhecida no mercado em função da experiência e capacidade comprovada na edificação desse tipo de estrutura, especialista neste tipo de construção, tendo já prestado serviços anteriormente ao Grupo Vetorial. Esclarece ainda que o forno em construção ainda não havia sido entregue à Vetorial, estando em fase de acabamento".
A empresa lamentou o ocorrido e afirmou ainda que solidariza-se com os familiares das vítimas. (Estamos) "desde já à disposição para contribuir com as apurações que se fizerem necessárias e que por certo serão promovidas pelas autoridades competentes", finalizou o texto.
*Matéria editada às 12h37 para inclusão de nota.