ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Motorista flagrado com 158 kg de pasta-base é condenado a 6 anos de reclusão

Sentença de primeira instância, publicada nesta quarta-feira será cumprida ao fim do processo; suspeito teve prisão preventiva suspensa, mas perdeu caminhão e dinheiro

Humberto Marques | 06/03/2019 19:25

A Justiça Federal em Dourados –a 233 km de Campo Grande– condenou um homem a seis anos de prisão em regime semiaberto por ter sido flagrado, em 19 de setembro de 2018, com 158 quilos de pasta-base de cocaína escondidos em um caminhão. Nilson Gomes Davieira foi acusado pela Polícia Federal, que encontrou a droga durante fiscalização no trevo da Avenida Guaicurus.

Recebida em 23 de janeiro deste ano, a denúncia foi fundamentada por auto de prisão em flagrante –com o acusado pedindo absolvição por ausência de dolo e insuficiência de provas, embora, em depoimento, ter afirmado saber que transportava algo ilícito de Bela Vista para Ivinhema, embora pensasse se tratar de uma carga de produtos eletrônicos, “serviço” pelo qual seria remunerado.

Policiais que participaram da ação reforçaram terem encontrado as drogas durante busca no veículo, que encontrou a carga escondida na estrutura do caminhão. O Judiciário avaliou que as circunstâncias da prisão e o depoimento indicam que a droga havia sido trazida do Paraguai.

A confissão parcial –ao revelar que, deliberadamente, decidiu trazer para o interior do Estado produtos ilícitos, mesmo não sabendo se tratar de drogas– foi avaliada na fixação da pena, agravada também pela prática de tráfico transnacional.

Ao final, Davieira foi condenado a seis anos, nove meses e 20 dias de reclusão em regime semiaberto, sem direito à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos ao final do processo –preso em 19 de setembro de 2018, ele teve a liberdade provisória decretada. Porém, teve decretado ainda o perdimento do caminhão e do semirreboque que conduzia, bem como de R$ 4,9 mil que levava consigo.

Nos siga no Google Notícias