ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

MP cobra novo sorteio em licitação de publicidade milionária da prefeitura

Promotor afirma que regra não foi respeitada, já que maioria da comissão de julgadores é formada por servidores da prefeitura

Helio de Freitas, de Dourados | 07/12/2017 09:44
Sede da Prefeitura de Dourados; licitação de serviços de comunicação está na mira do MPMS (Foto: Divulgação)
Sede da Prefeitura de Dourados; licitação de serviços de comunicação está na mira do MPMS (Foto: Divulgação)

A licitação feita atualmente pela prefeitura para contratar uma agência de publicidade está na mira do Ministério Público de Mato Grosso do Sul em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O contrato é milionário e a vencedora vai assumir um orçamento de pelo menos R$ 3,8 milhões anuais para fazer a propaganda oficial da segunda maior cidade de MS. O valor está previsto no orçamento do município para 2018.

Em recomendação publicada hoje (7), o promotor Ricardo Rotunno aponta indícios de direcionamento no processo licitatório de concorrência pública 002/2017 e pede que a prefeita Délia Razuk (PR) anule o sorteio dos membros da comissão que vai julgar as propostas e faça uma nova escolha, “atendendo as exigências previstas em lei para garantir idoneidade e lisura ao processo licitatório”.

De acordo com o promotor, denúncia que chegou ao Ministério Público revela que o sorteio feito pela Comissão Permanente de Licitação não respeitou a regra de direcionar 1/3 das vagas na comissão para profissionais de comunicação, publicidade ou marketing sem vínculo com a prefeitura.

Para driblar a lei, segundo a denúncia, a prefeitura teria feito dois sorteios distintos, entre servidores e pessoas que não possuem vínculo com a administração, e assim definido os membros da comissão. Entretanto, segundo o promotor, esse formato possibilita o direcionamento da licitação, já que a maioria do trio julgador pertence à administração municipal.

A prefeitura alegou que ao fazer os dois sorteios distintos procurou manter a “proporcionalidade prevista na lei”. Só que o promotor questiona o argumento e diz que a norma não estabelece a proporcionalidade citada pelo município.

Na recomendação, Ricardo Rotunno pediu que a prefeita promova a imediata anulação do sorteio da subcomissão técnica para a análise das propostas e faça um novo sorteio, “garantindo que sejam atendidas as exigências previstas na lei”. Em caso de descumprimento, ele afirma que medidas judiciais podem ser adotadas contra a prefeitura, que tem dez dias para responder se vai ou não acatar a recomendação.

Nos siga no Google Notícias