ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

MPE flagra ônibus com 30 pessoas próximo a local de votação de conselheiros

Luana Rodrigues | 04/10/2015 15:00

O MPE(Ministério Público Estadual) interceptou um ônibus com mais de 30 pessoas, próximo a escola estadual Presidente Vargas, onde está ocorrendo a votação para a escolha de conselheiros tutelares em Dourados - distante 233 quilômetros de Campo Grande.

Conforme o promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Junior, o ônibus estava bem atrás da escola. Em abordagem aos eleitores, eles teriam contado de quem receberam o convite para ir a votação e ainda que foram orientados a votar em determinado candidato. "Temos o nome destas pessoas e vamos investigar a veracidade das informações para depois puní-las", explicou.

Ainda segundo o promotor, um servidor público pode estar envolvido no transporte e responderá por improbidade administrativa, caso a participação dele seja comprovada. Os nomes do servidor, do candidato e da empresa responsável pelo ônibus, não foram divulgados, para não atrapalhar as investigações.

O transporte de eleitores até locais de votação é proibido, podendo ocorrer apenas nas seguintes formas: por meio de veículos disponibilizados pela Justiça Eleitoral; coletivos de linhas regulares e não fretados; uso individual do proprietário, para o exercício de seu voto e de sua família, e serviço normal, sem finalidade eleitoral, de veículos de aluguel. Nesse contexto, os candidatos podem ser excluídos do pleito, caso se comprove a participação deles nesse transporte.

Já os eleitores que estavam no ônibus puderam votar normalmente, pois a legislação indica que o eleitor não pode ter o exercício do seu voto impedido ou embaraçado, de forma a garantir o bom andamento dos trabalhos de votação.

Em Dourados, 20 candidatos estão concorrendo há 5 vagas, para o único Conselho Tutelar do município. Já em Campo Grande 30 candidatos estão concorrendo há 15 vagas, sendo cinco em cada Conselho Tutelar da cidade.Todos os eleitores podem participar, bastam levar o documento correspondente, em seu colégio eleitoral. A expectativa é de mobilizar até 90 mil eleitores em todo Estado.

Nos siga no Google Notícias