ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

MS registra 1º caso suspeito de varíola dos macacos

Trata-se de um adolescente, de 16 anos, morador de Porto Quijarro, na Bolívia

Viviane Oliveira | 31/05/2022 11:34

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) registrou o 1º caso suspeito de Monkeypox (doença conhecida como varíola dos macacos) em Corumbá, distante 428 quilômetros de Campo Grande. Trata-se de um adolescente, de 16 anos, morador de Porto Quijarro, na Bolívia. O jovem procurou atendimento médico no município corumbaense, onde está internado e isolado.

O adolescente esteve no dia 26 de abril, em Santa Cruz de La Sierra, onde passou por uma consulta com médico neurologista. O paciente fez uso do medicamento carbamazepina e, desde então, relata que após quatro dias da troca de marca do remédio, começou a perceber lesões avermelhadas pelo corpo, se espalhando pela boca e pela região genital. Outras lesões inflamadas foram detectadas no couro cabeludo e tórax, além de febre (38,5ºC), ínguas na cervical, axilas e virilha.

O paciente chegou em Corumbá no dia 29 de maio e passou por atendimento no pronto-socorro ficando em isolamento. No dia 30 de maio, foi encaminhado e internado na Santa Casa da cidade. Segundo a mãe do adolescente, a família não teve contato com ninguém com sintomas semelhantes, quando foram ao hospital de Santa Cruz de La Sierra. Mas foi neste mesmo dia que o paciente começou a apresentar manchas avermelhadas pelo corpo, havendo rupturas de lesões na região peniana, mãos e pés.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, foram solicitados diversos exames para prosseguimento à investigação do caso. É fundamental a realização de investigação clínica no intuito de descartar as doenças que se enquadram como diagnóstico diferencial. Como medidas de prevenção à doença, o Ministério da Saúde e a SES recomendam uso de máscara facial e lavagem das mãos.

Nos siga no Google Notícias