ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Novos membros do Conselho Municipal de Saúde serão empossados segunda-feira

Vinicius Squinelo | 18/01/2014 21:50

O prefeito Paulo Duarte empossa na próxima segunda-feira (20), os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Corumbá. O ato está marcado para as 16 horas no Auditório da Casa dos Conselhos. Os novos conselheiros, sendo oito titulares e oito suplentes, atuarão até janeiro de 2016.

Segundo informações do site Diário Corumbaense, o Conselho Municipal de Saúde tem por objetivo representar seus segmentos e manifestar as ideias e as demandas de seu grupo ou da instituição que ele representa, além de articular os interesses do conjunto dos usuários, profissionais, gestor-prestador do SUS. Ao discutir, o CMS leva a opinião de uma parcela significativa da sociedade, pois não age em nome de seus interesses pessoais, mais da parte que ele representa e do conjunto dos usuários, entre outros segmentos do SUS.

Como representante, ele faz o elo entre o Conselho e sua coletividade. Esse trabalho pode ser feito por meio de mobilização do segmento, reuniões, boletins informativos e consultas. Além de propor discutir e definir questões, é fundamental que o conselheiro acompanhe a execução das decisões da política de saúde, para que haja fiscalização e, o efetivo controle por parte da sociedade. O conselheiro deve atuar de forma independente e imparcial.

A Lei 8.142/1990 também estabeleceu que os conselhos de saúde devem ter composição paritária, sendo 50% de usuários de saúde (sindicatos, associações, movimentos sociais, etc.), 25% de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, sindicatos e conselhos profissionais) e 25% de prestadores de serviços ao SUS e gestores (Instituições filantrópicas conveniadas e, representantes do governo).

O CMS é presidido por uma Mesa Diretora composta por um Presidente e Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário eleito dentre seus membros titulares, para mandato de 01 ano, permitida uma única recondução por igual período, porém recomenda-se que haja alternância entre a Sociedade Civil (Usuários). O CMS é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos siga no Google Notícias