ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Obra para instalação do Senai em Ivinhema fica pronta em dez dias

Nadyenka Castro | 01/06/2012 09:36

Agência vai atender demanda de qualificação profissional da região

Obras para adequeação do prédio começaram em 19 de março e terminam em 10 dias. (Foto: Divulgação)
Obras para adequeação do prédio começaram em 19 de março e terminam em 10 dias. (Foto: Divulgação)

Fica pronta em 10 dias a obra para instalação da agência do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Ivinhema, município que fica a 282 quilômetros de Campo Grande.

No imóvel onde será implantada a unidade, funcionava a sede da Someco (Sociedade de Melhoramentos e Colonização). O espaço está sendo adaptado para atendimento de capacitação profissional.

No dia 16 de março, o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, assinou a ordem de serviço durante visita ao prefeito Renato Pieretti Câmara, que reivindicava a implantação da unidade para atender a demanda da usina de açúcar, álcool e bioeletricidade do Grupo Adecoagro.

Três dias depois da assinatura da ordem de serviço a reforma começou. O investimento da Fiems é de R$ 500 mil. A agência do Senai irá funcionar no imóvel cedido pela administração municipal por sete anos.

Segundo Sérgio Longen, o imóvel tem 745 m² de área coberta e sofreu modificações para melhor atender os alunos do Senai em Ivinhema.

“Com as obras de adequação do espaço, o local contará com cinco salas de aula, sala de informática com 30 computadores, biblioteca com livros específicos dos cursos oferecidos, ambiente administrativo com recepção, laboratório de química para 30 alunos e oficina didática de mecânica, além de banheiros adaptados e pátio com estacionamento para unidades móveis do Senai”, informou.

Para o prefeito de Ivinhema, Renato Pieretti Câmara, a presença do Senai no município é um anseio antigo da população. “Antes, os moradores tinham de ir buscar capacitação nas unidades do Senai em outras cidades. Agora, nós poderemos contar com a nossa própria Agência de Formação Profissional do Senai”, pontuou.

Ele destacou ainda o empenho do presidente da Fiems em levar para Ivinhema a Agência do Senai. “Essa decisão do presidente da Fiems é estratégica para a qualificação de mão de obra para as indústrias instaladas e em processo de instalação na região de Ivinhema”, acrescentou.

Inicialmente, a unidade irá oferecer 150 vagas de cursos técnicos distribuídas nos três turnos (manhã, tarde, noite). O local também será ponto de aulas para aprendizagem industrial e base para educação profissional à distância.

Apenas para a usina do Grupo Adecoagro, considerado um dos principais produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul, será necessário formar 2,1 mil trabalhadores no período de 2012 a 2015 em cursos das modalidades de aperfeiçoamento profissional, qualificação profissional, aprendizagem industrial e educação técnica.

Além da usina, uma indústria de confecção apontou a necessidade de contratar 250 pessoas qualificadas, fora o interesse das indústrias de laticínio, torrefação de café, fecularia, farinheiras, metalúrgicas, moveleiras e cerâmicas instaladas na região.

Na parte de aperfeiçoamento para a usina, estão incluídos cursos de segurança em instalações e serviços com eletricidade, operador de ponte rolante, movimentação de produtos perigosos, transporte coletivo de passageiros, formação de brigadas de emergência, segurança no trabalho em alturas, segurança na operação de guindalto, entre outros.

Já na parte de aprendizagem industrial estão incluídos cursos de assistente administrativo industrial, mecânico de máquinas agrícolas, operador de processos na indústria sucroenergética e mecânico de manutenção em motores diesel, enquanto na modalidade de educação técnica fazem parte os cursos de técnico em açúcar e álcool, técnico em manutenção automotiva, técnico em mecânica, técnico em automação industrial e técnico em eletrotécnica.

Nos siga no Google Notícias