ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Oito escolas suspendem aulas após casos de covid entre estudantes indígenas

Sete escolas ficam na reserva e uma no perímetro urbano, onde estudam crianças infectadas

Helio de Freitas, de Dourados | 29/10/2021 09:01
Estudantes indígenas seguem para a escola na reserva de Dourados. (Foto: Eliel Oliveira)
Estudantes indígenas seguem para a escola na reserva de Dourados. (Foto: Eliel Oliveira)

Oito escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados (a 233 km de Campo Grande) estão com as aulas suspensas desde ontem (28) e só voltam a receber alunos no dia 3, próxima quarta-feira. A medida foi adotada pela prefeitura devido aos casos positivos de covid-19 entre estudantes indígenas.

Os casos positivos surgiram na Escola Indígena Francisco Meireles e na Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, localizada no Parque Alvorada (região oeste da cidade) e que atende pelo menos 80 crianças da Reserva Indígena de Dourados.

Como medida de segurança, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas também nas sete escolas municipais que funcionam nas aldeias Bororó e Jaguapiru, para facilitar a pesquisa sobre a proliferação do vírus entre a comunidade indígena.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a prefeitura informou que um comitê emergencial foi formado para dar apoio ao Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), responsável pela atenção à saúde indígena.

Ainda conforme a prefeitura, a medida segue o protocolo de combate à transmissão do vírus, que manda isolar a pessoa com teste positivo e fazer o monitoramento dos contatos dela.

“Até ontem, tínhamos a notificação de quatro alunos indígenas testados positivos, sendo dois na Escola Francisco Meireles e outros dois da mesma família e moradores da Aldeia Bororo, que estudam na Escola Aurora”, informou a secretária municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes.

Segundo o município, a vacinação contra a covid-19 na reserva indígena é responsabilidade do polo-base da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

“Todas as ações de saúde indígena são de responsabilidade do Polo Sesai, inclusive, a vacinação. A Secretaria de Saúde dá todo apoio logístico para o distrito”, explicou Edvan Marcelo Marques, secretário-adjunto de Saúde.

Conforme o boletim divulgado ontem, Dourados tem 104 pessoas infectadas pela doença ainda com o vírus ativo. Seis estão internadas e as demais cumprem isolamento domiciliar. A doença já matou 676 douradenses.

Nos siga no Google Notícias