ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Para atender indígenas, tradutora de guarani integrará equipe de delegacia

A presença de intérprete da língua indígena era recomendação de CPMI de junho de 2013

Silvia Frias | 19/01/2022 19:21
Equipe da delegacia contará com assistente social no atendimento das ocorrências (Foto/Divulgação)
Equipe da delegacia contará com assistente social no atendimento das ocorrências (Foto/Divulgação)

Assistente social que fala guarani foi contratada para auxiliar no atendimento na Delegacia de Atendimento à Mulher em Dourados, a 251 quilômetros de Campo Grande.

A presença de tradutora era recomendação de 2013 e reivindicação das comunidades indígenas da região, formada por cerca de 20 mil pessoas.

A assistente social Mirna também pode acompanhar a equipe da PM (Polícia Militar) no atendimento de ocorrência. Para o subsecretário de Políticas Públicas para a População Indígena, Fernando Souza, é uma iniciativa extremamente importante, por conta da demanda de trabalha e necessidade atender os indígenas.

A contratação de intérprete nas línguas indígenas pelas delegacias de polícia nos municípios com população indígena foi uma das recomendações da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), que visitou o Estado em junho de 2013.

“A partir desta contratação, iniciaremos um trabalho de prevenção mais intenso nas aldeias, que beneficiará sobretudo as mulheres indígenas Kaiowá e Guarani”, disse a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja.

O policiamento comunitário indígena da PM fez 315 rondas nas aldeias da Reserva Indígena de Dourados no ano de 2021, sendo realizados 80 atendimentos de ocorrências, 58 encaminhamentos à Delegacia de Atendimento à Mulher, 30 ocorrências de lesão corporal e ameaça, 3 de estupro, 6 de desacato, 6 de descumprimento de medida protetiva e 11 mandados de prisão cumpridos.

Nos siga no Google Notícias