ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Paraguai amplia hospital para covid um dia após reabrir fronteira com MS

Presidente Mario Benítez inaugurou hoje dois pavilhões do Hospital Regional de Pedro Juan

Helio de Freitas, de Dourados | 16/10/2020 14:57
Presidente do Paraguai (de colete preto) inaugura novos pavilhões em hospital de Pedro Juan Caballero, nesta sexta (Foto: Divulgação)
Presidente do Paraguai (de colete preto) inaugura novos pavilhões em hospital de Pedro Juan Caballero, nesta sexta (Foto: Divulgação)

Com a presença do presidente da República Mario Abdo Benítez, foram inaugurados nesta sexta-feira (16) dois novos pavilhões do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande. Com 16 leitos cada um, os pavilhões foram construídos para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus e com doenças respiratórias.

A inauguração ocorre um dia após a reabertura da fronteira aos brasileiros em Pedro Juan Caballero, principal centro de compras da Linha Internacional com Mato Grosso do Sul. Desde ontem, turistas brasileiros podem ingressar na cidade das 9h às 22h (hora do Paraguai, que adota horário de verão).

De acordo com o Ministério da Saúde do Paraguai, a estrutura de contingência foi construída e equipada pelo governo paraguaio com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Além de sistema de oxigênio central para distribuição adequada em cada leito, os novos pavilhões possuem ar condicionado centralizado com filtros para evitar propagação da covid-19.

O ministro de Saúde Pública Julio Mazzoleni disse que os novos pavilhões vão atender a população da região Norte do País. No início desta semana, ele manifestou preocupação com a reabertura da fronteira e cobrou cuidado redobrado da população com as medidas de biossegurança para evitar aumento dos casos de covid.

Na inauguração, Mario Abdo Benítez falou sobre a reabertura da fronteira. “Ontem começou o processo de normalização e peço a todos para redobrar os esforços para evitar que se perca tudo o que conquistamos até agora”, afirmou, lembrando da Espanha, que após a reabertura teve de adotar novas restrições devido ao aumento do contágio.

O Paraguai tem 52.596 casos confirmados do novo coronavírus, dos quais 34.427 já estão recuperados. São 1.150 mortes em todo o país, de quase sete milhões de habitantes.

O Departamento (equivalente a Estado) de Amambay, cuja capital é Pedro Juan Caballero, tem 462 casos confirmados e 20 mortes.

Já Canindeyú, que tem Salto del Guairá (cidade vizinha de Mundo Novo e também com a fronteira reaberta), possui 407 casos confirmados e 8 mortes em decorrência da covid-19.

Só a cidade de Ponta Porã tem quase três vezes o número de casos positivos de Amambay. São 1.133 confirmados desde o começo da pandemia e 31 óbitos. Mundo Novo já registrou 198 casos positivos, dos quais dez estão ativos, e cinco mortes.

Novo pavilhão do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, construído para atender pacientes com covid (Foto: Divulgação)
Novo pavilhão do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, construído para atender pacientes com covid (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias