ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Paranaíba comemora 163 anos sem celebrações em plena pandemia

Cidade tem 132 casos confirmados do novo coronavírus, sendo duas mortes

Tainá Jara | 04/07/2020 09:39
A cidade possui mais de 40 mil habitantes, conforme o IBGE (Foto: Divulgação)
A cidade possui mais de 40 mil habitantes, conforme o IBGE (Foto: Divulgação)

A cidade de Paranaíba, distante 413 quilômetros de Campo Grande, completa 163 anos de emancipação neste sábado. Em situação de pandemia, não estão previstas comemorações para celebrar o aniversário do município, porém, foi divulgado nas redes sociais da prefeitura vídeo institucional para não deixa a data passar em branco.

Conhecida como a “Capital do Bolsão”, a cidade foi povoada pelos índios e tempos depois, por volta de 1.700, colonizada por famílias vindas de Minas Gerais, Sant’Ana do Paranaíba firmou-se às margens do Rio Ariranha.

Conforme vídeo divulgado hoje, a cidade teve uma participação muito importante na Guerra do Paraguai. Serviu de rota de apoio logístico e de fuga dos civis envolvidos no conflito, tendo como pontos máximos a atuação de José Francisco Lopes em 1867, o Guia Lopes, na célebre retirada da Laguna, e a documentação de Alfredo de Taunay, o Visconde de Taunay, que atravessou a região neste ano registrando suas observações sobre os habitantes.

A cidade foi elevada a município em 1857 e inicialmente denominada “Sant’Ana do Paranaíba”, em homenagem à padroeira da cidade.

Atualmente, o município é referência no agronegócio, além de ser polo universitário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Pandemia – De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a cidade registrava, até esta sexta-feira, 132 casos confirmados do novo coronavírus, sendo duas mortes.

O prefeito, Ronal Miziara do PSDB se manifestou sobre o momento nas redes sociais. "Estamos comemorando os 163 anos da nossa querida Paranaíba de uma maneira que nos não queríamos. Mas, nós torcemos para o melhor presente  que a Paranaíba pode ganhar é vencer essa pandemia".

Nos siga no Google Notícias