ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Pela 1ª vez em 20 anos, concurso tem 75% das questões com reposta "A"

Lidiane Kober | 29/01/2014 15:20
Das 40 questões da prova para o cargo de Engenheiro Agrônomo, 30 apresentaram como resposta correta a letra "A"
Das 40 questões da prova para o cargo de Engenheiro Agrônomo, 30 apresentaram como resposta correta a letra "A"

Pela primeira vez em 20 anos, concurso, organizado pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), apresentou 30 das 40 questões com a mesma resposta. O fato ocorreu em Sidrolândia, a 71 quilômetros da Capital, no processo para selecionar um engenheiro agrônomo para atuar na prefeitura, com salário inicial de R$ 4.373,40. O caso parou nas redes sociais e virou polêmica.

Das 40 questões da prova, 30 a alternativa correta foi a letra “A”, inclusive, a partir da pergunta 13, todas apresentaram a mesma resposta. A coincidência revoltou alguns candidatos e especialistas da área. É o caso do professor do Exato Concursos, Deodato Neto, que, na página do cursinho no Facebook, manifestou sua indignação.

“Gostaria de mostrar a pouca vergonha, que aconteceu no concurso da Prefeitura de Sidrolândia para Engenheiro agrônomo, onde a nossa escola teve vários alunos que estudaram para esse concurso. No Gabarito das 40 questões, 30 delas apresentaram como respostas, a letra A. Coincidência? Falcatrua? Falta de competência da Banca? Não sei. Porém, é um absurdo e falta de respeito para quem estuda e se prepara plenamente para os concursos. Parabéns! A Fapec/MS é quem continua decepcionando e manchando o nome do nosso Estado em relação às provas de concursos”, escreveu.

A postagem ganhou 55 curtidas e 13 comentários. “Esse concurso foi uma piada, até celular o povo atendeu na sala na hora da prova. A fiscal ainda falou que era permitido fazer a prova com tais pertences”, aproveitou para denunciar Thiago Arruda. “Questões mal elaboradas, prova mal feita, incompetência total”, comentou Kelly Rojas.

Defesa – Em nota, a Fapec informou que, “por segurança, o professor que elaborou as questões daquele concurso entregou o gabarito das específicas (28 questões) registrando como corretas todas as opções “A”, fato que é comum para depois, eletronicamente, o sistema de processamento da Fundação automaticamente “embaralhar” as alternativas, distribuindo-as de “A” a “E””. As outras duas com resposta “A” foram correspondentes à prova de língua Portuguesa.

O problema, segundo a instituição, é que “o sistema computadorizado não operou o ‘embaralhamento’ nessa única prova (específica de engenheiro agrônomo), mantendo o gabarito anterior, encaminhado pelo elaborador das questões”. “Esse foi o único (caso) em 20 anos”, completou a Fapec, via nota.

Diante da polêmica, a fundação “está pesquisando internamente a razão pela qual o sistema de computador, nesse caso único, não operou segundo os comandos pré-estabelecidos, buscando corrigir eventual falha de ordem técnica para evitar caso semelhante”.

Para a instituição, “o fato em nada prejudicou os candidatos ou a qualidade da prova, visto que nenhum candidato dirigiu-se à Fapec ou à Comissão de Concurso para registrar qualquer estranheza quanto ao fato, assim como nenhuma observação foi feita na hora da prova para os fiscais”.

Ótima nota – Cinco anos na coordenação do Mandetta Cursos e Concursos, Juliane Trindade Fernandes classificou como “ótima nota” o candidato que marcou as 30 questões com a alternativa “A”. Conforme o edital, bastava acertar 50% da prova para concorrer à vaga, neste caso, quem eventualmente “chutou” da letra “A” acertou 75% das questões.

“A chance é grande de o candidato figurar entre os 10 primeiros colocados”, comentou Juliane. Ela, inclusive, disse que nunca viu uma prova com tantas respostas iguais. “Isso geralmente acontece para eliminar candidatos, porque o aluno acaba se confundindo com tantas alternativas iguais”, disse. “Já vi casos de candidato que recorreram porque quatro questões seguidas apresentaram a mesma resposta”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias