ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  10    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Pensão ligada a morte de advogado na fronteira é alvo de operação

Gustavo Aníbal Medina Carneiro foi alvejado com tiros de pistola na manhã de ontem

Por Gustavo Bonotto | 09/05/2025 20:49
Pensão ligada a morte de advogado na fronteira é alvo de operação
Equipes cumprem mandado de busca em pensão usada por suspeitos. (Foto: Reprodução/ABC Color)

A Polícia Nacional do Paraguai cumpriu, nesta sexta-feira (9), um mandado de busca em uma pensão onde os assassinos de Gustavo Aníbal Medina Carneiro se hospedaram antes de cometer o crime. O advogado, de 39 anos, foi morto a tiros na manhã de quinta-feira (8), em frente à escola onde buscava os filhos, na área central de Pedro Juan Caballero, município fronteiriço a Ponta Porã, distante 313 quilômetros de Campo Grande.

Em entrevista ao jornal ABC Color, o agente Rodrigo Espínola, que lidera a investigação, explicou que os criminosos usaram o local para planejar o atentado. Durante a operação, a polícia encontrou um contrato de aluguel relacionado aos suspeitos.

Embora não tenham sido apreendidos objetos diretamente ligados ao assassinato, o local foi identificado como ponto de apoio dos assassinos, que usaram um veículo para se aproximar de Medina e fugir logo após o crime.

A principal linha de investigação aponta para uma disputa por honorários advocatícios. Medina e a sócia, Claudia Larize Ruiz Cristaldo, estavam em um processo contra família que se recusou a pagar cerca de R$ 1,8 milhões pelos serviços prestados em um caso de inventário. A cobrança foi acompanhada de ameaças de morte, o que pode ter motivado o assassinato.

Entenda - Gustavo foi alvejado com 12 tiros de pistola 9 milímetros, principalmente na cabeça. O crime ocorreu por volta de 11h (de MS), no Bairro Virgem de Caacupé, em Pedro Juan Caballero.

Conforme a Polícia Nacional, na manhã de hoje, o advogado foi à Escola Adventista para buscar o filho. Ele dava a volta no veículo para assumir a condução quando foi alvejado pelos atiradores a bordo de carro não identificado. A criança já estava dentro do veículo e presenciou o crime.

O advogado era um dos investigados no âmbito da Operação Pavo Real PY, deflagrada em julho de 2023 pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) contra o esquema de lavagem de dinheiro controlado pelo narcotraficante sul-mato-grossense Jarvis Gimenes Pavão, o "Barão das Drogas".

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias