ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

PF monitorou suspeitos por cem dias para apurar fraudes em Corumbá

Aline dos Santos | 04/06/2012 17:29
Prefeitura de Corumbá ficou fechada durante operação. (Foto: Anderson Gallo/Diário Online)
Prefeitura de Corumbá ficou fechada durante operação. (Foto: Anderson Gallo/Diário Online)

A operação Decoada, realizada pela PF (Polícia Federal) na última quinta-feira, monitorou por mais de cem dias os suspeitos de desviar dinheiro e direcionar licitações em Corumbá.

De acordo com o delegado Alexandre do Nascimento, agora está sendo feita a triagem dos documentos apreendidos, que serão encaminhados à perícia em Campo Grande e à CGU (Controladoria-Geral da União).

Na operação Decoada, foram presos o secretário de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa; o ex-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rodolfo Assef Vieira, que deixou o cargo para disputar as eleições; o assessor de gabinete, Carlos Porto; e a gerente II da Secretaria de Gestão Governamental, Camila Campos Carvalho Faro. Todos já estão em liberdade. A operação fechou a prefeitura de Corumbá e apreendeu documentos no Hospital de Caridade.

O secretário de Finanças e Porto foram afastados de suas funções pela Justiça. A lista de afastamentos ainda inclui o secretário municipal de Saúde, Lauther Serra; diretor da junta interventora do Hospital de Caridade, Vitor Salomão Paiva; e os servidores Osana de Lucca, Márcio Androlage Chaves e Maria Vitória da Silva.

As prisões e afastamentos foram por indícios de participação no esquema para lesar os cofres públicos. Ainda não foi determinado o tamanho do prejuízo, contudo, as fraudes envolvem milhões de reais em recursos federais. Escutas telefônicas apontam indícios de fraudes na área de Saúde e superfaturamento de show.

Segundo o prefeito Ruiter Cunha (PT), vários casos apontados como fraudes licitatórias e desvio de verbas pela CGU já foram rebatidos e esclarecidos pelos técnicos da prefeitura de Corumbá.

Nos siga no Google Notícias