ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Placar da destruição: 150 casas, 100 árvores, duas escolas e um hospital

Chuva provou estragos em Bandeirantes. Equipe da Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira (28) no município que já decretou situação de emergência

Guilherme Henri e Bruna Pasche | 28/09/2018 12:05
Telhado e forro de escola foram destruídos durante temporal. (Foto: Marina Pacheco)
Telhado e forro de escola foram destruídos durante temporal. (Foto: Marina Pacheco)

O temporal com ventos de 100 quilômetros por hora atingiu 150 famílias, arrancou cerca de 100 árvores, deixou 10 feridos e destelhou pelo menos três prédios públicos entre eles o hospital de Bandeirantes – a 70 quilômetros de Campo Grande. Além disso, equipe da Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira (28) no município que já decretou situação de emergência.

Conforme o prefeito Alváro Urt, ainda não há como estimar o valor que será gasto para reparar os estragos provocados pela chuva. A Defesa Civil juntamente com equipes da prefeitura estão levantamento os estragos e um relatório oficial sobre a situação deve ser divulgado ainda hoje.

“Ontem ficamos até 21h cortando e carregando árvores caídas na área rural e urbana. Foi muita coisa”, descreve o prefeito.

Restos de telhas de escola arrancados durante temporal de ontem (Foto: Marina Pacheco)
Restos de telhas de escola arrancados durante temporal de ontem (Foto: Marina Pacheco)
Talha com telha de zinco foi completamente arrancado pelo vento (Foto: Marina Pacheco)
Talha com telha de zinco foi completamente arrancado pelo vento (Foto: Marina Pacheco)

O chefe do administrativo municipal esteve reunido nesta manhã com o secretariado para viabilizar os trâmites burocráticos que darão sustentação jurídica ao decreto de situação de emergência.

Parte dos materiais que serão doados as famílias afetadas pela chuvas, como telhas e lonas, serão doadas pela Defesa Civil. Além disso, o órgão também distribuirá uma cesta básica para cada família.

“Ainda não temos os números, mas levantamentos que parte do município está sem energia. A Energisa já foi acionada e trabalhou durante a noite toda para que a situação seja normalizada ainda hoje”, destacou o diretor-presidente da Defesa Civil, tenente coronel Catarinelli.

Muro de casa foi destruído pela chuva (Foto: Marina Pacheco)
Muro de casa foi destruído pela chuva (Foto: Marina Pacheco)

Tristeza – Sem conter as lágrimas, o auxiliar de serviços gerais, Átila da Silva, 59 anos, detalhou que estava descansando quando o temporal atingiu sua casa, que fica na região central de Bandeiras.

A casa dele foi destelhada e a chuva molhou todos os móveis da residência, inclusive os eletrodomésticos. Hoje, o pouco que resto à ele foi colocado exposto no sol. “Nem o fogão quer ligar”, disse em meio as lágrimas.

Cidades - Segundo a Defesa Civil, além de Bandeirantes, as cidades de Caarapó, Jardim e Naviraí também foram afetadas pelas chuvas.

Serviço – As famílias afetadas precisam de cobertores, colchões e roupas. As doações podem ser feitas pelos telefones: (67) 99660-5318 (Sirlene) e (67) 9999-5543 (Elida). Voluntários juntamente coma igreja oferecerão almoço e janta na Matriz nesta sexta. A é para quem for buscar almoço ou janta na igreja precisa levar uma vasilha.

Confira a galeria de imagens:

  • Casa com lona depois de ser destelhada
  • Árvore arranca perto de escola depois de temporal
  • Raiz de árvore caída durante chuva
  • Lona sendo colocada em casa que foi destelhada
  • Parte de porta de hospital foi arrancada
  • Parte de telhado de escola foi destelhado
  • Forro de sala de aula despencou durante chuva
  • Telhado de casa foi arrancado pelo vento
  • Sofás de casa molhados pela chuva
  • Pertences de morador expostos ao sol
  • Prefeito Alvaro Urt ao lado de agente da Defesa Civil Estadual
Nos siga no Google Notícias