ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Polícia Civil cumpre "última missão" de Mikaill, delegado morto em acidente

Força-tarefa desarticulou um esquema de fornecimento irregular de carne para açougues e mercados de Ponta Porã

Adriano Fernandes e Helio de Freitas | 13/05/2021 23:01
Local onde funcionava abatedouro irregular em chácara. (Foto: Polícia Civil)
Local onde funcionava abatedouro irregular em chácara. (Foto: Polícia Civil)

Uma força-tarefa da Polícia Civil desarticulou um esquema de fornecimento irregular de carne para açougues e supermercados de Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande, nesta última quarta-feira (12). Uma pessoa foi presa e quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Batizada de "Missão Cumprida" a operação ganhou este nome em homenagem delegado Mikaill Alessandro Faria, que teria comandado as buscas, caso não tivesse morrido em um grave acidente há uma semana.

O suspeito, que não teve a identidade divulgada, mantinha um abatedouro ilegal em uma chácara na Cabeceira do Apa. Na propriedade, porcos e vacas eram abatidos em locais insalubres e sem estrutura adequada e em seguida armazenados em câmara fria. A distribuição da carne era feita na carroceria de madeira de caminhonetas F-350.

Local onde os porcos eram abatidos. (Foto: Polícia Civil)
Local onde os porcos eram abatidos. (Foto: Polícia Civil)

Durante as buscas os policiais também constataram que os dejetos, sangue e os restos dos animais abatidos seguiam para o leito de um pequeno córrego que passa pela propriedade. Além dos resíduos orgânicos, plásticos, móveis e todo o tipo de lixo produzido no abatedouro era lançado em um buraco no solo, poluindo o meio ambiente.

Ainda foi localizada na propriedade uma arma de fogo, calibre .22 que, segundo o suspeito, era utilizada no abate dos animais. Ele foi flagrado na chácara enquanto carneava suínos com mais dois homens. Na câmara fria também foram encontradas carcaças bovinas. As buscas na propriedade rural contaram com o apoio da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS).

Também foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência do suspeito no município de Ponta Porã, onde foram apreendidos diversos documentos relativos à comercialização e transporte de gado. Ainda foram realizadas inspeções, pela Vigilância Sanitária, em 04 estabelecimentos comerciais suspeitos de receber carne bovina e suína sem procedência comprovada.

As fiscalizações contaram com a presença de uma médica veterinária que analisou os cortes de carte para produção de um relatório e se os cortes vendidos, correspondem aos demonstrados nas notas. Os donos dos estabelecimentos deveram prestar esclarecimentos nos próximos dias para Polícia Civil.

Missão Cumprida - A operação contou com a participação de todas as Delegacias de Ponta Porã participaram da operação (1ªDP, 2ªDP e DAM) e, ainda, houve o apoio da Delegacia de Antônio João. A operação, que estava planejada para a última semana, sob a supervisão do Delegado titular da Deleagro (Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato), Mikaill Alessandro Faria, não pode ser cumprida devido a morte do delegado no dia 06 de maio.



Nos siga no Google Notícias