A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 28 de Junho de 2017

29/07/2014 11:44

Prefeitura instala "relógio de ponto" para controlar frequencia em escolas

Marta Ferreira

Um dos municípios mais novos de Mato Grosso do Sul, Figueirão, de 3 mil habitantes, deu a partida hoje para o controle digital da frequencia dos alunos na rede pública municipal. Segundo a prefeitura, a "Freqüência Digital Escolar" é uma iniciativa inédita no Estado, que vai ajudar na gestão pública da edução, além de ser uma medida de segurança. O sistema substitui a chamada na sala de aula e, segundo a prefeitura, vai avisar, por mensagem de celular ou e-mail, aos pais, se o aluno faltar, meia hora após o início da aulas.
O projeto-piloto começou pela Escola Municipal Antônio Inácio Furtado Pólo. O sistema é criação da empresa Ponto ID, de Goiás, que comercializa equipamentos para controle de frequencia de trabalhadores, como relógio de ponto. Técnicos da empresa demonstraram hoje como vai ser o equipamento, que fica na entrada principal da escola.

Para o prefeito de Figueirão Neilo Cunha (PMDB), a principal qualidade do sistema é que os pais podem saber de imediato se o filho está ou não na escola. Além disso, diz, a aula fica mais dinâmica, sem o uso de tempo para a chamada.

Como é - Segundo a prefeitura, um sensor identificará o estudante a partir da leitura facial, registrando automaticamente a sua presença e direcionando a informação para uma central de dados. Conforme a explicação, o sensor biométrico analisa cada estudante a partir de uma câmera que reproduz a própria imagem no visor do equipamento, em seguida um sinal sonoro é emitido, autorizando a passagem do estudante.

Prefeitura instala relógio de ponto para controlar frequencia em escolas

Professores e gestores também terão que realizar a frequência digital por meio da biometria, oferecendo dados e informações sobre o controle das suas frequências, que já é uma exigência do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o secretário de Educação, José André Cortez Feliciano, o sistema pode diminuir a evasão escolar. Depois de encerrado o horário de entrada e os portões da escola serem fechados, o sistema envia em tempo real uma mensagem para o número de celular cadastrado, que deverá ser o de algum responsável, como o pai ou a mãe, por exemplo. O mesmo acontecer, ainda segundo divulgado, a cada ingresso e saída do estudante. Ainda de acordo com a prefeitura, o Conselho Tutelar e o Programa Bolsa Família podem ser integrados ao sistema digital.

Choque faz reintegração de posse em fazendas invadidas por sem-terra
Policiais do Batalhão de Choque fazem na manhã desta quarta-feira (28), reintegração posse em duas fazenda no município de Nioaque - distante 179 km ...
Policiais suspeitam de carreta estacionada e encontram 620 kg de maconha
Investigadores suspeitaram de um carreta estacionada e encontraram em fundo falso, mais de 600 quilos de maconha. O caso aconteceu por volta de 15h d...
Pescador que estava desaparecido havia quatro dias é encontrado morto
O corpo do pescador João Dias da Silva, 54, desaparecido desde sexta-feira (23), foi encontrado às margens do rio Paraná, ontem (27) em Naviraí, dist...
Homem fica ferido ao ser esfaqueado na cabeça após discutir com colega
Homem de 45 anos ficou gravemente ferido ao ser esfaqueado várias vezes na cabeça por um colega, que foi identificado, mas não foi preso. O crime aco...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions