ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Presos usaram cobertores para impedir câmera de flagrar assassinato

Judiclei Queiroz de Souza foi morto por estrangulamento no banho de sol, quando 362 internos estavam na ala A do raio II

Helio de Freitas, de Dourados | 10/04/2019 15:40
Sala de monitoramento das câmeras da PED; presos usaram cobertores para esconder assassinato (Foto: Divulgação)
Sala de monitoramento das câmeras da PED; presos usaram cobertores para esconder assassinato (Foto: Divulgação)

Judiclei Queiroz de Souza, 32, o segundo preso morto hoje (10) na Penitenciária Estadual de Dourados, a 233 km de Campo Grande, foi estrangulado por colegas de presídio. Para esconder o momento em que Judiclei era enforcado, os detentos fizeram uma “parede” de cobertores em frente às câmeras de segurança.

Preso em março de 2018 em Ponta Porã e condenado por tráfico de drogas, Judiclei tinha sido transferido da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande para a PED. Ele estava no raio II, onde ficam detentos ligados a facções criminosas.

O assassinato ocorreu por volta de 10h40, no encerramento do banho de sol. Pelo menos 362 presos estavam na ala A do raio II no momento do crime. “Inicialmente não foi possível identificar os autores porque os presos cobriram as câmeras com cobertores”, afirmou o delegado Marcelo Batistela Damaceno, titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil.

De acordo com o boletim de ocorrência, por volta de 10h40 foi acionado pela terceira vez o sino para o retorno dos presos do banho de sol às celas. Nesse momento, um grupo de presos se aglomerou num canto da quadra e em seguida subiu para o primeiro piso da ala A. Cobertores foram esticados para bloquear a visualização das câmeras de monitoramento.

Alguns instantes depois os cobertores foram retirados e Judiclei apareceu pendurado por uma corda, do lado de fora da cela 18. O perito constatou que o preso morreu estrangulado.

Judiclei tinha sido preso pela em Nova Andradina, em fevereiro de 2018, com quase três quilos de pasta-base de cocaína, mas na audiência de custódia foi colocado em liberdade. Um mês depois, foi preso pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-463 com um tablete de cocaína.

Outra morte – A polícia investiga também a morte de Rodrigo de Souza Barbosa Pinto, 35, na sala 11 do setor disciplinar da PED. O corpo foi encontrado por volta de 7h de hoje pelos agentes penitenciários que foram levar o café da manhã.

Joilson Vilharva, colega de cela de Rodrigo, afirmou que o companheiro de cárcere era hipertenso e teria morrido durante a madrugada. A Polícia Civil registrou o caso como “morte a esclarecer”. Não havia sinal aparente de violência, mas a polícia aguarda o laudo do legista para saber a causa da morte.

Rodrigo cumpria pena por feminicídio ocorrido em 2012 em Amambai e também por tentativa de homicídio. Ele foi condenado por matar a esposa com um tiro no peito e de atirar no padrasto dela.

Nos siga no Google Notícias