Principal cidade da Rota Bioceânica, Porto Murtinho terá delegacia da PF
A criação da nova unidade em MS está prevista em portaria do Ministério da Justiça
Principal cidade brasileira na Rota Bioceânica, corredor viário que liga o Brasil ao Chile, Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, terá delegacia da PF (Polícia Federal).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Porto Murtinho, cidade sul-mato-grossense na fronteira com o Paraguai, receberá uma delegacia da Polícia Federal. A medida integra uma reestruturação do Ministério da Justiça e Segurança Pública para fortalecer áreas estratégicas e expandir a presença institucional em regiões sensíveis. A cidade é considerada o principal ponto brasileiro da Rota Bioceânica, corredor viário que ligará Brasil ao Chile. Com a construção de uma ponte conectando Porto Murtinho a Carmelo Peralta, prevista para 2026, aumentam as preocupações com segurança e possível tráfico de drogas, armas e mercadorias ilegais na região.
A criação da nova unidade em Mato Grosso do Sul está prevista em portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada em 22 de dezembro no Diário Oficial da União.
- Leia Também
- Execução orçamentária em queda ameaça cronograma da Rota Bioceânica para 2026
- Porto de R$ 181 milhões promete ampliar exportação do MS pelo Rio Paraguai
Novas delegacias da PF também serão instaladas em Picos (PI), Sobral (CE) e Tefé (AM). Conforme o ministério, a reestruturação tem como objetivo ampliar a eficiência administrativa, fortalecer áreas estratégicas e expandir a presença institucional em regiões sensíveis, especialmente em fronteiras e locais de alta complexidade operacional.
De acordo com a Polícia Federal no Estado, ainda não há previsão da data de instalação. Há possibilidade de que a delegacia funcione em um centro que vai reunir outros órgãos públicos.
Aos 113 anos, Porto Murtinho vive uma onda de euforia com a construção da Ponte Bioceânica, que vai ligar o município sul-mato-grossense à vizinha Carmelo Peralta.
A obra, que deve ficar pronta em 2026, vai permitir o corredor viário para levar mercadorias do Brasil (banhado pelo Oceano Atlântico) para a China, num roteiro passando por Paraguai, Argentina e portos do Chile, na costa do Oceano Pacífico. Diante desse cenário, o desenho da ponte já entrou na logomarca oficial de Porto Murtinho, que se anuncia como “Portal da Rota Bioceânica” e “novo Canal do Panamá”.
Localizado no Panamá, o canal artificial liga o Atlântico, por meio do mar do Caribe, ao Pacífico.

Mas a Rota Bioceânica também é fator de preocupação na segurança pública. Com maior circulação de veículos de carga e passageiros, cresce a possibilidade de que drogas, armas e mercadorias ilegais sejam ocultadas em meio a cargas regulares e cruzem fronteiras com menor risco de detecção.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) já havia anunciado a criação de unidade em Porto Murtinho, ponto de entrada da rota no País. A base servirá para ampliar o controle do trânsito de cargas e passageiros, mas também atuará diretamente na fiscalização de crimes transfronteiriços.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


