A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Janeiro de 2018

21/06/2016 16:46

Professores anunciam greve e afirmam que prefeitura descumpriu acordo

Trabalhadores em educação de Dourados cobram piso salarial do magistério e reajuste do administrativo, previstos em lei

Helio de Freitas, de Dourados

Profissionais da educação do município de Dourados, localizado a 233 km de Campo Grande, prometem iniciar greve por tempo indeterminado a partir de quinta-feira (23). De acordo com o sindicato da categoria, o motivo é o não cumprimento, por parte da prefeitura, da lei que trata do piso salarial dos professores para jornada de 20 horas e reajuste do grupo administrativo.

Conforme o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), a greve decidida em assembleia deve receber a adesão de centenas de professores e técnicos administrativos da rede municipal de ensino. Dourados tem pelo menos 45 escolas, 40 centros de educação infantil e 28 mil alunos.

Entre os itens não cumpridos, segundo o sindicato, estão a incorporação do adicional de incentivo ao magistério municipal, que deveria ter sido pago a partir de 1º de abril, percentual da diferença do piso para 20 horas em outubro, negociado durante a greve de 2014 e previsto em lei, e a reposição da inflação ao grupo administrativo, sem correção desde 2015.

Reunidos hoje (21) na sede do Simted, representantes de professores e administrativos tiveram acesso aos repasses financeiros destinados à educação pelo governo federal e dos 25% dos recursos municipais que devem ser obrigatoriamente investidos em educação.

“Os números apresentados demonstraram claramente que há recursos mais que suficientes para suprir os gastos com a folha de pagamento, além de deixar dúvidas sobre a aplicação dos recursos municipais em educação”, afirma o sindicato, em nota distribuída pela assessoria.

Conforme o Simted, uma assembleia geral está programada para quinta-feira às 8h, para encaminhamento às atividades do movimento grevista. A prefeitura ainda não se manifestou sobre a ameaça de greve dos educadores.

Comerciante é rendido, tem camionete roubada e é deixado em matagal
Um comerciante de 40 anos foi roubado e mantido como refém por bandidos na noite desta sexta-feira (19) em Dourados - a 226 quilômetros de Campo Gran...
Motociclista de 54 anos morre em colisão com carreta na MS-384
O motociclista Agenor Rocha, de 54 anos, morreu após se envolveu em um acidente com uma carreta na noite desta sexta-feira (19), na MS-384, em Antôni...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions