ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Restauração do Forte Coimbra é lançada com ministro, general e calor de 42ºC

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama também participaram de cerimônia

Por Cassia Modena e Silvio Andrade, de Corumbá | 20/09/2025 15:39
Restauração do Forte Coimbra é lançada com ministro, general e calor de 42ºC
Da esquerda para a direita: segundo na foto é o ministro José Múcio, terceiro é o governador Eduardo Riedel e quinto é o comandante do Exército, Tomás Paiva (Foto: Silvio de Andrade)

Lançamento de uma restauração milionária, presença de figuras nacionais, show do cantor Almir Sater em frente ao Rio Paraguai e sensação térmica de 42ºC marcaram as comemorações aos 250 anos do Forte Coimbra na manhã deste sábado (20), em Corumbá. Outro destaque foi o inédito acesso livre do público ao monumento histórico.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Forte Coimbra, em Corumbá, celebrou seus 250 anos com o lançamento de um projeto de restauração avaliado em R$ 19,8 milhões. O evento contou com a presença do ministro da Defesa, José Múcio, do governador Eduardo Riedel e do comandante do Exército, general Tomás Paiva, além de show do cantor Almir Sater. Tombado como patrimônio histórico em 1975, o forte foi crucial na defesa do território durante conflitos entre Portugal e Espanha e na Guerra do Paraguai. A construção, datada de 1775 e idealizada pelo coronel Ricardo Franco, está em processo de reconhecimento pela UNESCO como patrimônio da humanidade.

O governador Eduardo Riedel (PP) esteve no evento ao lado da primeira-dama, Monica Riedel. Como representantes da Defesa nacional, participaram o ministro José Múcio Monteiro Filho e o comandante-geral do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

Em celebração ao segundo centenário e meio, a estrutura receberá obras de restauração que vão custar R$ 19,8 milhões e terão o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) envolvido no projeto. A pedra fundamental foi lançada durante uma cerimônia sob o sol quente da região pantaneira.

Restauração do Forte Coimbra é lançada com ministro, general e calor de 42ºC
Lançamento da pedra fundamental da restauração com descerramento da bandeira-insígnia do comandante do Exército (Foto: Silvio de Andrade)

História e integração do Exército e instituições - Em seu discurso, Riedel afirmou que estava emocionado em acompanhar o marco e apostou no reconhecimento de peso que o Forte Coimbra poderá receber. "É um monumento que certamente vai ser reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o processo já está avançado, é uma referência global para a história da América do Sul e especialmente do Brasil e de Mato Grosso do Sul. Estar aqui nessa celebração é motivo de muito orgulho e muita honra", disse o governador.

O ministro agradeceu às Forças Armadas por cuidar das fronteiras do Brasil "para que elas não se transformem em trincheiras" e afirmou que a restauração prevista servirá à preservação da história para conhecimento desta e de futuras gerações.

Já o comandante frisou que é positiva a interação entre as Forças Armadas e as instituições políticas para fazer do Forte Coimbra um local de visitação e fortalecê-lo como símbolo histórico. "Isso é uma lição: é para que a gente enxergue o que os nossos antepassados fizeram e o que a gente pode fazer quando a sociedade se integra e se une. Esse é o espírito que a gente tem que ter e esse é o espírito do Exército Brasileiro", disse.

Restauração do Forte Coimbra é lançada com ministro, general e calor de 42ºC
"Somente pela sorte e honra das armas entregaremos o forte", diz frase na fachada do monumento (Foto: Silvio de Andrade)

Tomás Paiva também relembrou nomes como Ricardo Franco, Martim de Ribeiro e Hermenegildo de Albuquerque Portocarrero, que fizeram parte da história do Forte Coimbra, palco de guerras no passado. Citou ainda Nossa Senhora do Carmo, considerada padroeira e protetora dos militares que participaram de combates ali.

A construção de uma estrada que dá acesso ao Forte também foi mencionada durante a celebração. A obra é do Governo do Estado e está 50% pronta, segundo o ministro da Defesa, que disse ter ouvido a informação em conversa com o governador.

O show de Almir Sater começou após a cerimônia e durou aproximadamente 1h. Cerca de 200 pessoas participaram de todo o evento.

Restauração do Forte Coimbra é lançada com ministro, general e calor de 42ºC
Show de Almir Sater foi alívio para o calorão que fazia na cidade branca (Foto: Silvio de Andrade)

A programação incluiu deslocamento aéreo e terrestre para o Forte Coimbra, parada no Hotel de Trânsito para descanso e uma solenidade militar. Também participaram do evento o prefeito de Corumbá, Gabriel de Oliveira (PSB), e o comandante do Comando Militar do Oeste, o general Alcides Valeriano de Faria Júnior.

O Forte - Tombada como patrimônio histórico em 1975, a fortificação teve papel crucial na defesa do território nacional durante a guerra entre Portugal e Espanha e também entre a batalha da Tríplice Aliança contra o Paraguai.

A construção data de 13 de setembro de 1775. A obra foi idealizada pelo coronel e engenheiro Ricardo Franco.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.