ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Rio Brilhante comemora 86 anos com entrega de prédios, obras e shows

Renata Volpe Haddad | 26/09/2015 10:21
Praça Doutor BoaVentura, considerada uma das mais bonitas do Estado. (Foto: Divulgação)
Praça Doutor BoaVentura, considerada uma das mais bonitas do Estado. (Foto: Divulgação)

Rio Brilhante, município distante 163 km de Campo Grande, comemora neste sábado (26), 86 anos de emancipação político- administrativa. A programação de aniversário começou no dia 18 de setembro com inauguração dos prédios dos Correios e da subprefeitura de Prudêncio Thomaz (Aroeira).

Hoje acontece entrega de obras, atividades esportivas e culturais. Às 9h da manhã, o prefeito Sidney Foroni (PMDB) entregou a obra do Centro de Educação Infantil construída próximo à rodoviária.

Também está sendo inaugurada a nova Praça do Rotaract. No período da tarde, acontece o Torneio HandRio de Handebol no Ginásio de Esportes e às 16h no Estádio Ninho da Águia, tem a final do Campeonato Municipal de Futebol Amador.

Na noite de hoje, a partir das 19h, na praça Dr. Boaventura acontece o primeiro Festival de Bandas e Fanfarras e depois, haverá shows com a Banda Fonte Luminosa do Paraná e com a cantora Carol Machado e grupo.

História – Ligada à República Paraguai, Rio Brilhante recebeu seu primeiro morador em 1835, o mineiro Antônio Gonçalves Barbosa, na região denominada "Campos de Vacaria"

Em 1900, Francisco Cardoso, considerado o fundador do município, ergueu um cruzeiro, marcando assim o nascimento de uma comunidade. Em 26 de setembro de 1929, aconteceu a promoção de Entre Rios a município, iniciando sua independência político-administrativa. Mais tarde em 1943, teve seu nome mudado para Caiuás, em consideração à tribo indígena primitiva da região.

A alteração do nome aconteceu em 30 de setembro de 1948, passando a denominar-se Rio Brilhante, em homenagem ao rio que irriga as áreas e faz limite do lado sul.

Em 2011, por lei municipal e estadual Rio Brilhante recebeu o título da Capital do Chamamé, com o objetivo de resgatar as raízes musicais de Mato Grosso do Sul, valorizando assim os artistas que aqui residem e trabalham com muito amor e respeito à sua origem e com o intuito de firmar-se como um marco cultural no calendário de eventos de toda a região.

Nos siga no Google Notícias