ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Rio Miranda transborda, invade rodovia e assusta moradores de Jardim

Segundo a Defesa Civil o leito do rio subiu mais de dois metros. Equipes do Corpo de Bombeiros monitoram a situação

Geisy Garnes | 20/02/2018 16:53
O Rio Miranda chegou a altura da ponte velha em Jardim (Foto: Eduardo Grubert/ Reprodução Facebook)
O Rio Miranda chegou a altura da ponte velha em Jardim (Foto: Eduardo Grubert/ Reprodução Facebook)

A chuva intensa desta terça-feira (20) transbordou o Rio Miranda e assustou moradores de Jardim - a 233 quilômetros de Campo Grande. Na cidade, a água chegou ao nível da ponta velha e ainda invadiu a rodovia MS-382. Informações da Defesa Civil apontam que o leito subiu mais de dois metros nesta manhã.

Segundo informações locais, a chuva na região começou na noite de ontem e só parou no início da tarde desta terça-feira (20). Com isso, o Rio Miranda subiu mais de dois metros e chegou a transbordar na MS-382 - que liga Guia Lopes a Bonito. O trecho ficou interditado por aproximadamente duas horas.

Em Jardim, a água alcançou a altura da ponte velha, que faz a divisa da cidade com Guia Lopes, e assustou os moradores, que divulgaram vídeos e fotos da cheia nas redes sociais. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, Isaís Ferreira Bittencourt, por conta do aumento no volume da água, as equipes estão em alerta no município.

“Os prejuízos são principalmente em propriedades rurais, estradas vicinais e pesqueiros, as equipes da Defesa Civil da cidade estão fazendo o levantamento de dados em toda a região”, explicou. O Corpo de Bombeiros também monitora a situação e até o fechamento da matéria não havia registrado alagamentos na cidade.

“Parou de chover agora de tarde e a expectativa é de que o volume do rio diminua. Ainda assim estamos em alerta”, reforçou Bittencourt. Com as chuvas o Rio da Prata, que banha os principais pontos turísticos de Jardim, também subiu e interditou passeios e balneários.

“Começou a chover ontem e não parou, o rio já está fora da caixa. Para acampar tá sem condições, você pisa na grama e mina água”, contou Henriqueta Scherer, proprietária de camping nas margens do Rio da Prata. Ainda há informações de cheia no Rio Guardinha, localizado a 17 km de Jardim.

Passeio foram cancelados e balneários foram interditados em Jardim (Foto: Henriqueta Scherer)
Passeio foram cancelados e balneários foram interditados em Jardim (Foto: Henriqueta Scherer)

Bonito - Com mais de 200 mm de chuva em 12 horas, Bonito - a 257 quilômetros de Campo Grande - sofreu com alagamentos em vários bairros nesta manhã. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o Balneário Municipal, um dos principais da cidade, completamente inundado.

Durante as horas de chuva intensa, a entrada da cidade chegou a ser bloqueada para carros de passeio depois que o Córrego Bonito transbordou e transformou a pista em rio. Famílias, da cidade e da área rural, tiveram as casa invadidas pela água e precisaram ser retiradas pela defesa civil. Segundo autoridades locais, essa foi a pior enchente dos últimos 20 anos no município.

Alerta - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) manteve o alerta de tempestade até a meia noite desta terça-feira (20) em 46 cidades de Mato Grosso do Sul.

A previsão do instituto é de que a chuva pode atingir 100 milímetros, ventos de 100 quilômetros por hora e ainda queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Estão em alerta Campo Grande, Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos Do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima Do Sul, Glória De Dourados e Guia Lopes Da Laguna.

O aviso também é válido para Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada Do Sul, Novo Horizonte Do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Terenos e Vicentina.

(Colaborou Kemila Pellin)

Nos siga no Google Notícias