ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Rio Taquari atinge nível de emergência e Imasul emite alerta

Às 17h30 rio atingiu 499 centímetros e tendencia é de que aumento continue

Clayton Neves | 22/02/2020 19:06
Rio Taquari em cheia registrada no ano de 2016. (Foto: Direto das Ruas)
Rio Taquari em cheia registrada no ano de 2016. (Foto: Direto das Ruas)

Aviso de vento crítico emitido pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) alerta moradores de Coxim para elevação abrupta do Rio Taquari, que atingiu nível de emergência neste sábado (22). A previsão, segundo o comunicado, é de que a elevação continue.

“Leituras indicam que foi atingido o nível de emergência com potencial para provocar significativos danos materiais e com risco à integridade humana nas próximas 24 horas”, diz o documento.

Às 13 horas, a cota marcava 456 centímetros e houve subida abrupta de 43 centímetros em quatro horas, média de 10,75 centímetros por hora. Já às 17h30, o nível do Taquari era de 499 centímetros.

“Em janeiro e fevereiro a cota, que é de cinco metros, já estava quase sendo atingida. Agora, por causa das chuva localizadas, o nível foi alcançado”, explica o coordenador estadual da Defesa Civil, Fábio Catarineli.

De acordo com ele, equipes da prefeitura de Coxim, técnicos do Imasul e da Defesa Civil estão em contato constante para acompanhar a evolução do nível do rio. Em caso de emergências, a recomendação é de que moradores procurem a Defesa Civil, Imasul ou o Corpo de Bombeiros.

Nos siga no Google Notícias