A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017

01/04/2011 23:20

Saúde suspende cirurgias de redução de estômago em Corumbá

Paulo Fernandes

As cirurgias bariátricas (de redução de estômago) foram canceladas no Hospital de Caridade de Corumbá – município a 419 km de Campo Grande, na fronteira com a Bolívia. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela Prefeitura daquela cidade.

A decisão do Conselho Municipal de Saúde foi homologada pelo secretário municipal de Saúde, Lauther da Silva Serra, e pelo então secretário municipal de Ações Sociais, Lamartine Figueiredo Costa. A resolução também suspendeu qualquer repasse do Fundo Municipal de Saúde destinado ao procedimento.

Na resolução, o Conselho acata parecer de uma subcomissão de controle e avaliação dos serviços de saúde que considerou o Programa de Cirurgia Bariátrica em Corumbá "desfavorável devido à falta de condições de realização da cirurgia pela Associação Beneficente Corumbaense".

A cirurgia bariátrica é realizada nos chamados obesos mórbidos, com peso muito acima do ideal.

Em maio de 2010, uma Junta Interventora assumiu a administração da Santa Casa. Segundo o secretário municipal de Saúde, a Prefeitura e a Junta Interventora estão elaborando e viabilizando um projeto para que o hospital possa realizar as cirurgias bariátricas por meio de convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde).

Antes, a Prefeitura pagava pelo procedimento. "O Município é o primeiro interessado em oferecer este serviço à população corumbaense. Mas, para isso, precisamos solucionar os problemas estruturais que o hospital ainda apresenta para, depois, expandir nossa atuação", afirmou o secretário Lauther da Silva Serra.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions