ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Secretaria espera alvará para colocar hospital de cirurgias em funcionamento

Unidade na Grande Dourados já atende pacientes do SUS em consultas pré-operatórias e aguarda documento para realizar até 220 eletivas por mês

Humberto Marques | 07/06/2018 18:56
Gerido por organização social, unidade hospitalar fará até 220 cirurgias eletivas por mês. (Foto: Luciana Brazil/SES)
Gerido por organização social, unidade hospitalar fará até 220 cirurgias eletivas por mês. (Foto: Luciana Brazil/SES)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) espera receber em uma semana o alvará da Vigilância Sanitária necessário para que o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados entre em pleno funcionamento. O documento integra mais uma fase dos trabalhos da Gamp (Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública), organização social contratada pelo governo estadual para assumir os serviços hospitalares da unidade em Dourados –a 223 km de Campo Grande.

A unidade passa por vistoria sanitária iniciada nesta quinta-feira (7), que deve ser concluída amanhã. Apesar de a empresa ter até seis meses para implantar os serviços e seguir os prazos, o hospital já está atendendo a população: o agendamento de atendimentos foi aberto em 23 de abril e, em 8 de maio, começaram as consultas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), incluindo avaliações pré-operatórias. Até aqui, já foram realizadas 95 consultas de especialidades.

O hospital foi entregue pelo governo em 2015 para reduzir demandas de baixa e média complexidade que não são feitas na cidade, segundo explicou a superintendente Geral de Atenção à Saúde, Mariana Croda. A unidade vai atender 34 municípios. O investimento é de R$ 600 mil na estrutura, além do aporte de R$ 1,2 milhão em equipamentos.

O Hospital Regional de Cirurgias tem 27 leitos se será referência em eletivas na Grande Dourados, com capacidade para 220 cirurgias mensais em Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Vascular e Oftalmologia.

Na assinatura do contrato com a SES, a Gamp precisou emitir um novo CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) por conta de mudança na instituição, o que atrasou alguns trâmites burocráticos.

Nos siga no Google Notícias