ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Sem notificação sobre liminar do TJ, professores iniciam 2º dia de greve

Educadores fazem assembleia nesta manhã; desembargadora mandou sindicato manter 66% dos professores trabalhando

Helio de Freitas, de Dourados | 20/08/2018 10:11
Professores em assembleia nesta manhã, na sede do Simted (Foto: Divulgação)
Professores em assembleia nesta manhã, na sede do Simted (Foto: Divulgação)

Professores e servidores administrativos da rede municipal de ensino iniciaram hoje (20) o segundo dia de greve em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Eles cobram reajuste de 7,64% do piso do magistério que deveria ter sido concedido em 2017 e 6,81% de 2018.

Através da assessoria de imprensa, o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) informou ao Campo Grande News que ainda não foi notificado sobre a liminar da desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Na sexta-feira (17), a pedido da prefeitura, ela determinou que o sindicato mantenha no mínimo 66% dos professores e administrativos da educação em atividade nas escolas municipais de Dourados. Em caso de descumprimento, a desembargadora estipulou multa diária de R$ 50 mil ao sindicato.

Na ação, o município de Dourados pediu que a greve fosse declarada nula e abusiva alegando que a paralisação foi iniciada com as negociações ainda em andamento e que os professores douradenses recebem quase o dobro do valor estabelecido pela lei do piso nacional.

O sindicato ainda não sabe quantos professores já aderiram à greve, mas o Campo Grande News apurou que a maioria das escolas e centros de educação infantil funciona hoje.

Algumas escolas estão com aula em todas as turmas, mas outras dispensaram os alunos de salas cujos professores já aderiram à greve. Nesta manhã, os educadores fazem assembleia na sede do Simted para avaliar o movimento.

O Simted denunciou que o reajuste de 4,13% para o magistério, anunciado pela prefeitura para complementar o índice de reposição do piso, não foi incluído na folha de julho.

Com esse índice, o grupo magistério atingiria o índice de 6,81% previsto no piso municipal do magistério, já que todos os servidores municipais de Dourados tiveram 2,68% de reajuste em maio. A prefeitura continua em silêncio sobre a greve dos professores.

Nos siga no Google Notícias