ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Sem ônibus para levar alunos, aldeia paralisa aulas em duas escolas

São mais de 500 alunos da área rural de Miranda que sofrem com a dificuldade de chegar até as escolas

Izabela Sanchez | 19/02/2019 09:31
Jovens Terena da aldeia Lalima (Foto: Divulgação)
Jovens Terena da aldeia Lalima (Foto: Divulgação)

Na aldeia dos índios Terena Lalima, em Miranda, a 201 km de Campo Grande, alunos das duas escolas da aldeia chegam a percorrer 3 km, a pé, para poder estudar. Isso porque o ônibus escolar, fornecido pela Prefeitura em 2015, só buscou os alunos durante 7 meses. Parado desde então, a falta de transporte motiva paralisação das aulas, que começariam na segunda-feira (18).

Alunos, pais, professores e lideranças indígenas decidiram a paralisação. A Escola Municipal Indígena Polo Presidente João Figueiredo e a Escola Estadual Indígena Professor Atanásio Alves atendem cerca de 580 alunos. Os estudantes vem de várias propriedades rurais e assentamentos, além da aldeia, que é distante 45 km da cidade.

É o que explica o professor e liderança Terena na aldeia Lalima, Claudinei de Souza. “Tem da aldeia, de fazenda e assentamentos, porque fica mais próximo deles. Em conversa com os pais, a comunidade escolar, lideranças, professores, em comum acordo decidiram suspender as aulas até que a situação do transporte escolar seja resolvida”, conta.

Segundo o professor, a falta de transporte faz com que ocorram muitas desistências de alunos, faltas e até migrações para outras cidades. Claudinei afirma que o ônibus foi cedido pela Prefeitura de Miranda durante um ano “eleitoreiro” e que só funcionou por 7 meses.

“Parou porque mudou de gestão, colocaram no ano eleitoral, era uma promessa antiga de campanha”, diz. Agora, explica, muitos alunos percorrem os trajetos a pé ou os pais acabam por leva-los de motocicleta. Além de tentar diálogo com a gestão municipal, Claudinei e outras lideranças vão procurar a SED (Secretaria Estadual de Educação) em Campo Grande.

A reportagem tentou contato com a Prefeita Marlene Bossay (MDB), com o vice Adailton Rojo (MDB), com a Prefeitura de Miranda e com a assessoria de imprensa da gestão, mas ninguém atendeu as ligações.

Nos siga no Google Notícias