ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Sem reajuste, professores iniciam greve por tempo indeterminado dia 21

Helio de Freitas, de Dourados | 16/08/2017 14:15
Professores saíram em passeata após aprovarem greve (Foto: Divulgação)
Professores saíram em passeata após aprovarem greve (Foto: Divulgação)

Sem reajuste salarial e reclamando da perda de outros direitos, professores e servidores administrativos da educação entram em greve dia 21 deste mês em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. A decisão foi tomada em assembleia hoje (16) no CAM (Centro Administrativo Municipal), onde fica o gabinete da prefeita Délia Razuk (PR).

A Rede Municipal de Ensino de Dourados tem 30 mil estudantes em 45 escolas e 36 Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal).

De acordo com o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), a greve por tempo indeterminado foi aprovada por falta de acordo com a prefeitura, que não apresentou nenhuma proposta de reajuste, apesar de a negociação se arrastar desde maio.

Além da falta de reajuste do piso nacional, os educadores denunciam redução de salários, corte de direitos e dificuldades para negociar as demandas da educação com a atual administração. Profissionais da educação indígena relataram dificuldades relacionadas ao ensino público nas aldeias.

A principal reivindicação dos educadores é cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério, com reajuste de 7,64% e mesmo percentual para os servidores administrativos, com pagamento de valores retroativos relativo a abril.

“A categoria aguardou duas solicitações de tempo, por meses, para que a administração efetuasse estudos orçamentários. Porém, durante a negociação com o Simted, nenhuma proposta concreta (com percentuais e/ou datas para cumprimento das leis) foi efetuada pelo governo municipal”, afirma o sindicato.

A prefeitura ainda não se manifestou após a assembleia que decidiu pela greve. Antes, Délia Razuk tinha afirmado que se houvesse greve não seria por falta de negociação e “clareza nas exposições” da administração.

A prefeita considera a reivindicação dos educadores “legítima”, mas “inoportuna, diante da realidade econômica do município, que não permite atender, nesse momento, as reivindicações da categoria”.

Nos siga no Google Notícias