ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Servidor público e esposa desviaram 30 mil de associação bancária

Desvios ocorreram em menos de 6 meses e foram descobertos pela Secretaria de Inteligência do Banco do Brasil

Por Dayene Paz | 02/03/2024 15:20
Fachada da delegacia de Maracaju, que investigou os desvios. (Foto: Divulgação/Arquivo)
Fachada da delegacia de Maracaju, que investigou os desvios. (Foto: Divulgação/Arquivo)

A Polícia Civil indiciou um servidor público e a esposa dele por desviarem R$ 30 mil de contas bancárias vinculadas à AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) de Maracaju, cidade a 159 km de Campo Grande. Agora, eles respondem por peculato e inserção de dados falsos em sistema. O inquérito policial foi concluído na quinta-feira, 29 de fevereiro.

Conforme a Polícia Civil, os desvios ocorreram no primeiro semestre de 2020 e as investigações começaram três anos depois, após a delegacia de Maracaju receber informações sigilosas da Secretaria de Inteligência do Banco do Brasil.

Investigação descobriu que os desvios eram realizados de conta bancária institucional para conta bancária em nome de servidor do Banco do Brasil e da esposa dele, que havia sido nomeada para cargo em comissão na associação.

O casal utilizava chaves criptografadas autorizadoras de pagamento, cadastradas em nome de ex-funcionários ligados à AABB de Maracaju, sem que estes tivessem ciência. A partir daí, realizava transações bancárias da conta da associação para suas próprias contas bancárias pessoais, sem que houvesse qualquer auditoria/controle dos valores executados.

Além disso, foi descoberto que havia, inclusive, sido cadastrada uma chave autorizadora de pagamentos em nome da esposa do servidor. Diante das evidências, o casal foi indiciado por peculato impróprio e inserção de dados falsos em sistema de informação. O inquérito policial foi concluído e encaminhado para o Poder Judiciário.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias