A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

26/07/2016 22:57

Tenda dos Saberes Indígenas terá observação astronômica em Bonito

Nyelder Rodrigues

A Tenda dos Saberes Indígenas volta a ser destaque da programação do Festival de Inverno de Bonito, que neste ano trará uma novidade, o Planetário Céu Guarani. A tenda ficará na Praça da Liberdade, ponto central do evento que acontece entre 28 e 31 de julho em Bonito - cidade localizada a 257 km de Campo Grande.

O objetivo da ação é o de difundir os saberes tradicionais e a cultura indígena de várias etnias que habitam o Estado, como o Kadiwéu, Guarani, Terena, Ofaié, Atikum, Kinikinau e Guató. "A tenda vem no contraponto da globalização que pulveriza identidades", afirma Ângela Silva, arte educadora da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Ela ainda ressalta que fomentar e celebrar esta riqueza cultural indígena deve ser "não só objetivo do Estado, mas também daqueles que se comprometem com um mundo onde todas as diferenças tenham lugar". O Planetário Céu Guarani será um espaço para a observação astronômica.

A iniciativa é uma parceria da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da Casa da Ciência, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O público terá contato com a maneira que o povo guarani interpreta as constelações e os mitos associados aos mesmos.

O local vai abrigar aproximadamente 2 mil peças de artesanato. Haverá informações sobre o cultivo e exemplares de plantas utilizadas pelas comunidades na cura de diversos incômodos e doenças. Serão exibidos ainda filmes produzidos por indígenas, além da oportunidade de realizar pinturas corporais segundo a tradição iconográfica de etnias que habitam o Estado.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions