ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Tornado levanta poeira na região rural de Vicentina e intriga moradores

Tromba se arrastou por pasto e foi registrada em fotos e vídeos

Jones Mário | 01/12/2019 12:31
Tornado foi visto em área rural de Vicentina, centro-sul do Estado (Foto: Fabio Faria da Silva/Reprodução/Facebook)
Tornado foi visto em área rural de Vicentina, centro-sul do Estado (Foto: Fabio Faria da Silva/Reprodução/Facebook)

Tornado atingiu a região rural de Vicentina - distante 250 quilômetros de Campo Grande - neste sábado (30) e intrigou quem testemunhou o fenômeno no município, localizado na região centro-sul do Estado.

Vídeos e fotos da tromba de terra tomaram as redes sociais. Nas imagens, o tornado aparece isolado de qualquer indício de tempestade. Confira:

Em publicação, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) confirmou a veracidade do evento em Vicentina e classificou o tornado como do tipo landspout.

O fenômeno, segundo o Cemtec, “não surge da rotação organizada em escala de tempestade e, portanto, não está associado a uma nuvem de parede (murus) ou a um mesociclone”.

A publicação apontou ainda que “as trombas de terra são normalmente observadas abaixo do cúmulo-nimbo (nuvem caracterizada por grande desenvolvimento vertical) ou das nuvens Cumulus congestus (de contornos nítidos e base aplainada).

Na maior parte dos casos, o tornado landspout não passa de um turbilhão de poeira e é o equivalente terrestre das trombas d'água.

O meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, também comentou sobre o fenômeno. Segundo ele, o evento pode ser chamado de tornado, caracterizado quando a tromba atinge o solo.

Nos siga no Google Notícias