ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Três adolescentes são condenadas por espancar mulher até a morte em MS

Adolescentes de 16 a 17 anos permanecerão internadas na Unei, em Dourados por prazo máximo de três anos

Silvia Frias | 22/05/2021 13:55
Rosália foi agredida até a morte na noite de 3 de abril, em Dourados (Foto/Arquivo: Dourados News)
Rosália foi agredida até a morte na noite de 3 de abril, em Dourados (Foto/Arquivo: Dourados News)

Três adolescentes, com idade de 16 a 17 anos, foram condenadas por espancar até a morte Rosália Anastácio Ferreira, 55 anos, em Dourados. O crime aconteceu em abril deste ano e, segundo testemunhos, teria sido motivo pelo desejo de uma das jovens de se tornar líder na comunidade indígena.

A sentença foi publicada no Diário da Justiça de segunda-feira (24), já disponível no sistema do TJ-MS (Tribunal de Justiça de MS).

A morte aconteceu na noite de 3 de abril na Aldeia Bororó, e o processo tramitou na Vara da Infância e Adolescência de Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande. No momento do crime, as quatro estariam consumindo bebida alcoólica.

Testemunhas relataram terem visto quando as jovens agrediram a mulher a socos, chutes e pancadas dadas com capacete e tijolo. O filho da vítima também relatou ter visto as agressões e, quando foi socorrer a mãe, já estava morta.

No processo, as adolescentes chegaram a dizer que também foram agredidas, mas a versão não teve respaldo nos depoimentos coletados durante a investigação.

A investigação teria apurado que uma das adolescentes, de 17 anos, queria assumir papel de liderança na comunidade e somente conseguiria isso com a morte de Rosália. Nesta fase, há relato de que ela teria dito: “Vamos matar ela, só assim eu serei líder”.

Uma das jovens foi apreendida no dia e as outras duas foram localizadas pelas lideranças da aldeia.  A justificativa sobre assumir liderança não foi comprovada no processo, mas a autoria do crime foi atribuída às adolescentes, que confessaram as agressões.

A justiça as condenou pela prática de ato infracional equiparado a homicídio qualificado, previsto no artigo 121 do Código Penal. A pena foi aplicada com base no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) de internação em Unei (Unidade Educacional de Internação), por prazo indeterminado, mas que não superior a 3 anos. As adolescentes serão submetidas avaliação semestral.

Nos siga no Google Notícias